[weglot_switcher]

DBRS mantém rating da dívida dos Açores em BBB com perspetiva estável

A agência diz que os Açores tiveram um desempenho financeiro estável nos últimos cinco anos, pelo aumento marginal do rácio da dívida e pela inclusão no perímetro orçamental de rubricas relativas a serviços públicos que estavam em empresas públicas regionais.
14 Outubro 2019, 09h34

A DBRS Ratings GmbH (DBRS Morningstar) manteve o rating da dívida soberana da Região Autónoma dos Açores em BBB (baixo), com perspetiva estável, fez saber esta segunda-feira, 14 de outubro, a agência de notação financeira canadiana.

Em comunciado, a DBRS justifica nota pela insuficiência de a melhoria do rating da República portuguesa provocar a mesma decisão em relação à nota da dívida dos Açores. Por outro lado, a agência diz que os Açores tiveram um desempenho financeiro estável nos últimos cinco anos, pelo aumento marginal do rácio da dívida e pela inclusão no perímetro orçamental de rubricas relativas a serviços públicos que estavam em empresas públicas regionais.

Entre os desafios estruturais dos Açores, a DBRS Morningstar especificou a transportadora aérea SATA entre várias empresas regionais, que continuam a apresentar fracos resultados financeiros, negativos inclusive, e a afetar a capacidade creditícia da região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.