[weglot_switcher]

De Belém a São Bento: As voltas de Santana Lopes para concorrer à liderança do PSD

Conselho Nacional do PSD marca data das diretas esta noite. Santana Lopes almoçou com Marcelo Rebelo de Sousa e contactou António Costa antes da decisão sobre a eventual candidatura à liderança do partido.
9 Outubro 2017, 19h34

Pedro Santana Lopes desdobra-se em contactos antes de anunciar se irá disputar a liderança do PSD.  O ex-primeiro-ministro encontrou-se hoje com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e já terá falado com o primeiro-ministro, António Costa. O cargo como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) estará a pesar na decisão de Santana Lopes.

A primeira paragem oficial de Santana Lopes terá sido hoje com Marcelo Rebelo de Sousa ao almoço. O Presidente da República confirmou ter recebido o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa num encontro que assegurou estar previsto há cerca de um mês, mas assinalou que o encontro foi sobre “o papel da Misericórdia no sistema económico e financeiro português”.

Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que o objectivo do encontro foi “obviamente, falar de um tema que tem a ver com o cargo que desempenha, só isso”, questionado se a possível candidatura de Santana Lopes à liderança do PSD foi abordado.

A continuar o périplo de contactos, segundo a informação avançada Expresso, o antigo primeiro-ministro terá contactado António Costa, assim como o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva – que tutela a SCML – e que lhe terão reconhecido a Santana Lopes o “dever cívico” de participar na vida política.

De acordo com o Público, Pedro Santana Lopes vai mesmo avançar com uma candidatura à presidência do PSD, de acordo com fontes próximas do atual provedor da SCML. As mesmas fontes indicam que o candidato vai aguardar apenas pelo Conselho Nacional, que se realiza esta segunda-feira à noite e onde serão marcadas as eleições diretas no partido, para avançar.

O eventual anúncio da sua candidatura deve chegar, de acordo com as mesmas fontes, “o mais provável amanhã”. Se assim for, Santana Lopes antecipa-se ao também candidato Rui Rio, ex-autarca do Porto, que tem marcado para quarta-feira ao fim da tarde o anúncio da sua candidatura. Inicialmente foi avançado que tal aconteceria em Coimbra, mas Rui Rio não gostou da fuga de informação e escolheu agora a cidade de Aveiro para o fazer.

O anúncio de Luís Montenegro e de Paulo Rangel de que não iriam concorrer às diretas por “razões pessoais” fez com que uma possível candidatura de Santana Lopes ganhasse força.

Num artigo publicado na passada sexta-feira no ‘Correio da Manhã’, Santana Lopes escreveu que “o PSD tem de escolher é a melhor solução, a melhor liderança, a melhor equipa para construir um projeto próprio nesta fase do século XXI”. “Nesta fase, os programas são muito importantes, por mim, é disso que estou a cuidar nestes dias”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.