[weglot_switcher]

Dentistas vão continuar fechados até ao fim do Estado de Emergência

O Governo justifica a manutenção do encerramento porque “as atividades de medicina dentária, estomatologia e odontologia, bem como demais cuidados de saúde oral, pela sua natureza, implicam o contacto direto, próximo e demorado entre o profissional de saúde e o paciente, circunstância que representa risco acrescido de contágio”.
31 Março 2020, 08h55

Os dentistas vão permanecer fechados até ao final do Estado de Emergência, segundo um despacho dos ministérios da Economia e da Saúde.

“Determina-se a prorrogação da suspensão de toda e qualquer atividade de medicina dentária, de estomatologia e de odontologia, com exceção das situações comprovadamente urgentes e inadiáveis”, pode-se ler no despacho publicado em Diário da República.

Ao mesmo tempo, o Governo também “determina-se a suspensão de toda e qualquer prestação de cuidados de saúde oral e de higiene oral, com exceção das situações comprovadamente urgentes e inadiáveis”.

Desde o dia 16 de março que as clínicas dentárias estão encerradas, por ordem do Governo devido à epidemia de Covid-19, mas o despacho anterior tinha um prazo de duas semanas.

A decisão de manter fechadas as clínicas dentárias acontece porque “as atividades de medicina dentária, estomatologia e odontologia, bem como demais cuidados de saúde oral, pela sua natureza, implicam o contacto direto, próximo e demorado entre o profissional de saúde e o paciente, circunstância que representa risco acrescido de contágio pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19”.

Desta forma, estas clínicas ficam fechadas devido ao “risco de contágio que representa a continuidade do normal funcionamento desta atividade e que, na maioria dos casos, não exige intervenções urgentes ou inadiáveis”.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) já alertou o Governo para a necessidade de “compensações justas” para estes profissionais que vão ficar semanas ou meses sem conseguir trabalhar devido à epidemia da Covid-19.

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-ordem-dos-medicos-dentistas-apela-a-compensacoes-justas-para-profissao-inteira-impedida-de-trabalhar-560884

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.