[weglot_switcher]

Depois da Alemanha e Suécia, ‘Academia dos Unicórnios’ da CGI está em Portugal

“O programa está assente no princípio de que o sucesso mútuo – startups, CGI e clientes/parceiros – é alcançado através da inovação colaborativa e do desenvolvimento conjunto de soluções que respondem eficazmente aos desafios”, diz José Pratas ao JE.
28 Março 2024, 10h06

A consultora tecnológica CGI expandiu para Portugal o programa global de empreendedorismo, depois de o criar na Alemanha e na Suécia. Desde janeiro, as empresas inovadoras do país têm mais um palco de exposição para os seus negócios e de oportunidade de aprendizagem com especialistas de Tecnologias da Informação. O Jornal Económico (JE) contactou José Pratas, vice-presidente da CGI Portugal com a pasta da Consultoria em Ofertas Estratégicas, Inovação e Parcerias, para perceber em que consiste esta iniciativa cujo foco é ajudar as startups a definir estratégias, fazer networking e ganhar competências.

Quantas startups e mentores têm a Unicorn Academy (UCA) em Portugal?

O CGI Unicorn Academy é um programa internacional de inovação e apoio ao empreendedorismo tecnológico e conta atualmente com mais de 30 startups. As startups estão envolvidas em áreas críticas e inovadoras como inteligência artificial, computer vision [visão computacional], document intelligence [inteligência documental], Internet das Coisas (IoT), realidade virtual, digital twins, [gémeos digitais] data analytics [analítica de dados], entre outras. O objetivo do programa é impulsionar o desenvolvimento e ajudar a dar escala a soluções inovadoras, complementares à nossa oferta e serviços, potenciando a nossa presença em clientes de referência em todos os setores, e promovendo a colaboração entre organizações e tecnologia inovadora para gerar soluções e valor.

Em Portugal, o programa UCA iniciou em janeiro de 2024, e rapidamente assumiu um papel fundamental no nosso ecossistema de inovação, que abrange a colaboração entre a empresa, parceiros, universidades e startups. Embora não exista um limite estrito para o número de participantes, o foco está na qualidade e no impacto das startups e das suas soluções. A seleção é feita de forma rigorosa, com base na capacidade das startups de oferecer soluções inovadoras que respondam aos desafios emergentes dos nossos clientes e que possam beneficiar significativamente da ampla rede de parceiros, unidades de investigação de diferentes universidades e do apoio oferecido pelo programa.

Não existe limite para o número de participantes. Foco está na qualidade e no impacto das startups e das suas soluções


A ideia é os empreendedores depois desenvolvam produtos ou serviços quer para a CGI quer para os seus clientes e parceiros?

Sim. A essência do programa Unicorn Academy é fomentar uma colaboração estreita entre startups, a CGI, clientes e parceiros. O objetivo principal é promover o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que respondam, não apenas às necessidades emergentes e aos desafios complexos enfrentados pela CGI e seu amplo espectro de clientes e parceiros, mas que também impulsionem a inovação aberta e a transformação digital em vários setores.

Ao participar do programa UCA, as startups têm a oportunidade única de ter acesso a uma vasta rede de empresas líderes de mercado e especialistas do sector, o que permite que validem as suas soluções inovadoras num ambiente real de negócios e que possam escalar as suas operações mais eficientemente. Além disso, a colaboração com a CGI, e com os seus parceiros, oferece às startups a oportunidade de se expandirem internacionalmente, de obterem uma enorme visibilidade, para além da capacidade de poderem adaptar as suas soluções às necessidades específicas dos clientes, maximizando assim o impacto e o valor gerado.

Inovação colaborativa?

O programa UCA está assente no princípio de que o sucesso mútuo – das startups, da CGI e dos seus clientes e parceiros – é alcançado através da inovação colaborativa e do desenvolvimento conjunto de soluções que respondem eficazmente aos desafios atuais e futuros. A CGI, reconhecendo o potencial disruptivo e a importância das startups no ecossistema de inovação, procura ativamente integrar as soluções inovadoras nas suas ofertas, sendo visível para os nossos clientes que as mesmas são resultado efetivo do nosso ecossistema de inovação. Esta abordagem colaborativa assegura que as inovações desenvolvidas dentro do programa UCA sejam práticas, sustentáveis e alinhadas com as tendências do mercado e comas exigências dos nossos clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.