[weglot_switcher]

Deputada critica Pep Guardiola por defender independentistas: “Muito corajoso para caluniar Espanha, mas nem uma palavra sobre o Qatar”

A deputada da Catalunha, Inés Arrimadas, criticou as palavras do treinador espanhol. “Admirava Guardiola como jogador e treinador, mas devo condenar as suas mentiras como ‘político'”, escreveu a deputada pelo Ciudadanos.
15 Outubro 2019, 13h43

A advogada e deputada do Parlamento da Catalunha pelo partido Ciudadanos, Inés Arrimadas, criticou o treinador Pep Guardiola pela tomada de posição a favor dos distúrbios na Catalunha, após um vídeo do antigo jogador chegar às redes sociais pelo grupo Tsunami Democràtic, que originou a manifestação no aeroporto.

“Espanha está a assistir a uma deriva autoritária, na qual se utiliza uma lei anti-terrorista para criminalizar a dissidência e perseguir artistas por exercerem a sua liberdade de expressão”, sustentou o treinador do Manchester City no vídeo cunhado pelo Tsunami Democràtic.

“Os líderes condenados hoje [14 de outubro] representam a maioria dos partidos políticos e as entidades da sociedade civil mais importantes da Catalunha. Nem o governo de Pedro Sánchez, nem outro governo espanhol, foi corajoso o suficiente para enfrentar este conflito com diálogo e respeito, utilizando apenas a repressão como única resposta”, sublinhou Guardiola.

Inés Arrimadas levou a sua opinião para a rede social Twitter sobre o vídeo do treinador. “Admirava Guardiola como jogador e treinador, mas devo condenar as suas mentiras como ‘político'”, escreveu a deputada espanhola.

No vídeo, Guardiola foi mais longe e afirmou que a Catalunha tem o direito à autodeterminação, à semelhança do Quebec no Canadá e da Escócia do Reino Unido.

A deputada do Ciudadanos escreveu que Pep Guardiola é “muito corajoso para difamar Espanha, mas nem uma palavra sobre o Qatar, por onde alinhou”, referindo-se ao período entre 2003 e 2005 quando jogava pelo Al-Ahli. Alias, Guardiola chegou a dizer que o Qatar é um “país aberto” e que Espanha é um “Estado autoritário”. O país do Golfo Pérsico é uma monarquia governada pela família Al Thani.

“Na nossa democracia, qualquer ideologia se encaixa sem violar a lei. Não é dissidência, é sedição”, disparou Arrimadas, mencionando a acusação das condenações aos dirigentes políticos.

Ao longo do vídeo publicado no Youtube e transmitido em vários canais televisivos, Pep Guardiola assegurou que a sentença do Supremo Tribunal de Espanha constituiu “um ataque direto aos direitos humanos: ao direito de reunião e de manifestação, ao direito da liberdade de expressão e ao direito a um julgamento justo”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.