[weglot_switcher]

Dicas para quando compra bens através das redes sociais

Com alguma frequência a encomenda não chega e o consumidor já efetuou o pagamento, ou a mesma chega com algum defeito e o remetente já não se responsabiliza ou até mesmo porque o consumidor se arrependeu e não quer o bem adquirido, pretendendo o seu reembolso.
8 Novembro 2021, 07h45

As compras on-line são cada vez mais utilizadas, pela sua comodidade, facilidade e até segurança. Porém, se o consumidor estiver mais desatento ou desinformado há riscos que deve conhecer.

A DECO recebe muitos relatos de consumidores insatisfeitos com algumas compras, principalmente aquelas que são realizadas através de páginas das redes sociais que não são certificadas ou credíveis. Com alguma frequência a encomenda não chega e o consumidor já efetuou o pagamento, ou a mesma chega com algum defeito e o remetente já não se responsabiliza ou até mesmo porque o consumidor se arrependeu e não quer o bem adquirido, pretendendo o seu reembolso.

Todas estas circunstâncias seriam passíveis de resolução ao abrigo dos direitos dos consumidores. Mas, tratando-se de uma compra a um particular não existem direitos que o defendam e salvaguardem caso aconteça algo inesperado.

Portanto, a DECO aconselha que pondere muito bem antes de efetuar uma compra digital a um particular ou a uma loja não oficial, lembre-se que por vezes o “barato sai caro”.

Para se precaver deixamos-lhe as seguintes recomendações:

  1. Verifique se a loja é verdadeiramente de uma empresa comercial ou se é credível – guarde a morada ou todos os contactos possíveis da loja;
  2. Veja outros comentários e avaliações;
  3. Opte por pagamentos mais seguros, como no ato de entrega ou através de cartões de pagamento com saldo limitado e prazo de validade reduzido;
  4. Esteja atento à sua conta e à sua encomenda. Caso seja lesado apresente queixa e avise os seus familiares e amigos.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.