[weglot_switcher]

Divisão portuguesa da Ricoh atinge 30 milhões de euros de faturação

Multinacional de origem nipónica há 25 anos no mercado nacional comprou recentemente a TotalStor. No mercado ibérico a empresa deverá atingir um volume de negócios de 273 milhões.
  • Presidente da Ricoh Ibéria
14 Novembro 2019, 07h25

No ano em que está a comemorar os 25 anos de presença em Portugal, a multinacional Ricoh – de origem nipónica e fabricante de produtos eletrónicos, equipamentos de escritório (impressoras e fotocopiadoras) e software de gestão documental e gestão de custos – prepara-se para atingir os 30 milhões de euros de faturação e “espera crescer a bom ritmo tanto em 2019 como em 2020”.

Em declarações ao JE, o responsável ibérico pelo grupo, Ramon Martin, disse que o volume de negócios foi consolidado depois da aquisição da TotalStor e que a dimensão desejada é precisamente aquela que já atingiu. Pelo menos para já: no futuro, a empresa pretende continuar a investir em aquisições, de forma a enriquecer o seu portfólio de serviços às empresas.

A TotalStor, empresa de prestação de serviços críticos de infraestrutura IT, foi comprada em julho e, com a aquisição, a Ricoh lançará em Portugal uma oferta de serviços e soluções IT, focada nas competências de transição para a cloud e de gestão de dados. O armazenamento, a proteção, a recuperação e a analítica dos dados, assim como a virtualização e a gestão de ativos IT, são outros dos interesses da TotalStor. A empresa surgiu em 1992 como distribuidor de equipamento IT e atingiu um volume de negócios de 12 milhões de euros em 2018.

O objetivo em Portugal e Espanha é que as soluções e serviços IT representem 40% da atividade da Ricoh no fecho do ano fiscal de 2020. Segundo Ramon Martin, o total atingido pela empresa na Península Ibérica será da ordem dos 273 milhões de euros no final do ano, contra os 260 milhões arrecadados em 2018.

As boas expectativas de crescimento, disse ainda Ramon Martin, não foram abaladas nem pelo Brexit nem pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, com o grupo a conseguir uma posição que a subtrai às piores consequências desses dois fatores.

A Ricoh surgiu em Portugal em 1994, com a abertura de escritórios em Lisboa e no Porto. Em termos ibéricos, o grupo assegura cerca de dois mil postos de trabalho, dos quais 100 em Portugal, e agrega mais de 50 mil clientes.  O objetivo da empresa é solidificar a sua presença no mercado de office services, a par da consolidação no mercado de printing (que é o core da empresa).

Em termos globais, a Ricoh é verdadeiramente um gigante: fatura mais de 18 mil milhões de euros por ano e tem 92 mil trabalhadores. Só no que tem a ver com serviços de IT o grupo está a investir em aquisições em todo o mundo com o objetivo de chegar a uma faturação de 5.600 milhões no final de 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.