[weglot_switcher]

Dombrovskis: “Apoios à economia devem permanecer enquanto for necessário”

Dombrovskis diz que as moratórias devem ser retiradas gradualmente à medida que a recuperação avança. Defende ainda um “equilíbrio” para salvaguardar a sustentabilidade orçamental.
14 Maio 2021, 09h03

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis espera uma recuperação da economia portuguesa a partir do segundo trimestre, mas alerta que vão permanecer divergências entre sectores, defendendo que os apoios à economia devem manter-se enquanto forem necessários.

Em entrevista ao Jornal Económico, à margem da Cimeira Social do Porto, que decorreu no fim de semana passado, o responsável pela pasta “Uma Economia ao Serviço das Pessoas” elogia a trajetória orçamental de Portugal nos últimos anos, mas diz que a sustentabilidade orçamental a médio prazo é algo que deve ser levado a sério no pós-crise e considera que com a recuperação devem retirar-se gradualmente instrumentos de crise como as moratórias. Mostra-se confiante que os primeiros desembolsos do plano de recuperação irão ocorrer em julho e destaca também o reforço da dimensão social no Semestre Europeu.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.