[weglot_switcher]

eBay e Amazon em ‘guerra’ por causa de aliciamento de fornecedores

O portal de vendas eletrónicas eBay apresentou uma queixa contra a Amazon por tentativa de aliciamento de fornecedores para mudarem para a concorrência.
18 Outubro 2018, 16h53

A eBay queixou-se de que a sua congénere Amazon anda a contratar, ou mais propriamente a aliciar fornecedores seus para passarem a trabalhar para a concorrência. Na denúncia, apresentada num tribunal da Califórnia, Estados Unidos, a eBay garante que representantes da Amazon contactaram através da função de mensagens do eBay com vendedores e ofereceram-lhes uma troca de emprego.

De acordo com a denúncia, essas práticas fariam parte de um “plano concebido” pela Amazon para “infiltrar e explorar o sistema de e-mail interno do eBay” em Espanha, França, Reino Unido, Itália, Austrália, Singapura e nos próprios Estados Unidos.

De acordo com a empresa sediada em San Jose (Califórnia), houve casos em que a Amazon conseguiu os seu objetivos e os fornecedores mudaram a sua mercadoria de plataforma.

No início deste mês, o eBay já reclamava publicamente contra essa prática, que considera “ilegal”, e revelou que enviou uma mensagem aos seus concorrentes pedindo-lhes que pusessem fim àquele tipo de atividade.

“Encontrámos uma fraude e parte da Amazon, pedimos-lhes que ponham fim a essa atividade ilegal e tomaremos as medidas necessárias para proteger o eBay”, disseram responsáveis da empresa.

Um dos fornecedores contactados pela Amazon foi o que alertou a empresa californiana em setembro. A partir daí, a e-Bay abriu uma investigação e identificou pelo menos 50 representantes da Amazon que haviam enviado centenas de mensagens aos seus comerciantes nos últimos anos.

Além de vender os seus próprios produtos, a Amazon oferece aos usuários da Internet produtos de terceiros que utilizam a plataforma para se promoverem os seus produtos e como canal de distribuição – o que aliás já lhe tem valido vários dissabores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.