[weglot_switcher]

Economia de guerra russa cresce no curto prazo mas põe em causa futuro

Numa economia de guerra sobreaquecida, o PIB cresceu 3,6% no ano passado, mas há dúvidas quanto às receitas para este ano e o aumento dos gastos daí decorrente. Inflação preocupa e, no longo prazo, a falta de investimento irá castigar Moscovo.
  • FILE PHOTO: Russian Rouble coin is seen on a broken glass and displayed on the Russian flag in this illustration taken, February 24, 2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
22 Março 2024, 16h00

Mais de dois anos após a invasão da Ucrânia, a economia russa não colapsou, como muitos dirigentes e analistas ocidentais previam, mas a força demonstrada também pode não corresponder totalmente à realidade, com o país em linha para estagnar no longo prazo. O mercado laboral mostra uma rigidez sem paralelo histórico, com muitos sectores a revelarem falta de mão-de-obra, e a subida recente dos salários tem impulsionado a inflação, arriscando erodir o poder de compra.

O PIB russo até recuou 1,2% em 2022, mas essa queda foi totalmente revertida pelo avanço de 3,6% do ano seguinte, sobretudo à boleia das receitas do petróleo e gás natural. Para este ano, as expectativas de crescimento variam entre 1,6% de média entre os analistas consultados pela Reuters e 2,6% projetados pelo FMI, uma revisão em alta recente em relação aos 1,1% estimados no final do ano passado, números que contrastam vivamente com a expectativa de perdas até 10% de analistas ocidentais aquando do anúncio das primeiras sanções.

Apesar desta subida, a diretora-geral do Fundo, Kristalina Georgieva, expressou sérias preocupações sobre o médio prazo. O país vive agora num paradigma de “produção militar em alta e consumo em baixa”, plenamente em economia de guerra, uma situação que irá sustentar números impressionantes no crescimento no curto-prazo, mas insustentável ano após ano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.