[weglot_switcher]

EDP prepara-se para rejeitar OPA da China Three Gorges

A Bloomberg avança que o conselho de administração da EDP está a estudar uma forma de se defender da OPA da China Three Gorges.
  • Cristina Bernardo
14 Maio 2018, 15h54

A EDP deverá rejeitar a OPA da China Three Gorges, uma decisão que, de acordo com a “Bloomberg” deverá ser sustentada pelo facto da elétrica considerar baixa a proposta efetuada.

Escreve a “Bloomberg” que o conselho de administração da EDP encara a proposta de 3,26 euros por ação como demasiado baixa e já está a trabalhar com o banco UBS no sentido de se defender da proposta da China Three Gorges.

De acordo com o anúncio preliminar de lançamento da OPA, a China Three Gorges oferece uma contrapartida de 3,26 euros por ação, avaliando, assim, a EDP em cerca de 11,9 mil milhões de euros.

“Preço justo seria 3,42”, considera Bankinter

O preço oferecido pela China Three Gorges (CTG) na Oferta Pública de Aquisição à EDP “extremamente baixo”, segundo o Bankinter, que aconselha os acionistas a não vender as ações a 3,26 euros cada, pois um preço justo seria de 3,42 euros.”

O banco manteve a recomendação de ‘comprar’ e aconselhou os clientes a não vender com base em dois argumentos.

“O preço oferecido pela CTG é extremamente baixo e não representa um prémio adequado para um acionista que pretende obter controlo da empresa (4,8%). Pensamos que um prémio justo seria, no mínimo, 10%, o que implicaria um preço por ação de 3,42 euros”, afirmou João Pisco, analista financeiro e de mercados do banco, numa nota de análise.

“Demasiado baixo”, diz Caixa BI

Já está manhã, e num comentário curto integrado no Equity Daily, o Caixa Banco de Investimento referiu que vê a preço oferecido pela China Three Gorges pela totalidade do capital da EDP como baixo.

“Na nossa opinião o preço da oferta é demasiado baixo para que a mesma possa ter sucesso”, afirmou.

A estatal chinesa, que é a principal acionista da empresa liderada por António Mexia com 23%, ofereceu uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação, o que representa um prémio de 4,82% face aos 3,11 euros do valor de fecho de sexta-feira.

As ações da EDP disparam esta segunda-feira 10,29% para 3,43 euros, máximos de novembro de 2015.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.