[weglot_switcher]

EDP Renováveis garante que mantém projetos apesar da pandemia

A elétrica admite eventuais atrasos na construção das centrais, mas garante que não vai cancelar nenhum projeto.
10 Maio 2020, 16h30

Apesar da pandemia de Covid-19, e da crise económica que provocou a nível global, a EDP Renováveis está confiante que o desempenho da empresa não vai ser afetado.

“Podemos ter alguns atrasos, mas nada que prejudique ou que mude” as metas estabelecidas, disse o presidente-executivo da EDP Renováveis na quinta-feira, referindo-se à construção das várias centrais que está a desenvolver.
Mesmo no cenário de haver atrasos entre três a seis meses nos projetos, o impacto nos mesmos projetos vai ser “zero”. “Não vamos cancelar nenhum projeto”, destacou João Manso Neto numa chamada com analistas.
O gestor sublinhou que vão ter lugar este ano vários leilões de atribuição de potência este ano na Grécia, Itália, Polónia e Brasil. “Estamos preparados para participar em todos eles”, garantiu.

Em relação a atrasos no lançamento dos leilões pelos diferentes países, João Manso Neto revelou a mensagem que tem transmitido aos “decisores políticos” nos diferentes países onde operam: “Se querem ter uma recuperação rápida não podem adiar os leiloes. Três ou seis meses, mas não mais”.

O gestor também assinalou que este ano vão ter lugar leilões para energia eólica marítima na Holanda e em Nova Iorque, EUA.

A empresa anunciou na quinta-feira que obteve lucros de 62 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 2% face a igual período.

A companhia conta atualmente com 1.300 megawatts (MW) em construção, e concluiu a construção de 827 megawatts entre março de 2019 e março deste ano. A EDPR conta atualmente com 11.226 MW já construídos, com a maioria desta potência (56%) instalada nos EUA, seguida da União Europeia (41%) e do Brasil (3%).

Analisando as metas do plano estratégico até 2022, 83% do objetivo de 7 gigawatts está “assegurado”, com a EDP a apontar que a sua estratégia está “bem encaminhada”.

Em termos de centrais em linha, a companhia anunciou que assegurou este ano vários projetos no total de 500 MW: 66 MW de energia solar no Brasil para estar concluído em 2022; 109 MW de energia eólica em Itália para 2021; 200 MW de energia solar no México para 2020; 59 MW de energia solar e eólica em Espanha para 2022/2023; 100 MW de energia solar nos EUA para 2022.

“Durante a crise de Covid-19, a EDPR está a demonstrar que opera um sólido modelo de negócio baseado em uma agenda estratégica e princípios de sustentabilidade que a colocam bem posicionada para beneficiar do potencial estímulo económico para a energia verde”, segundo uma apresentação da EDP Renováveis aos analistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.