[weglot_switcher]

Eduardo Cabrita esclarece declarações sobre o SIRESP em 2018: “confusão entre disponibilidade global e operacional”

Em conferência de imprensa, o Ministro da Administração Interna (MAI) reiterou as as informações dadas a 4 de abril de 2018, na Assembleia da República, e falou uma eventual “confusão entre disponibilidade global ou disponibilidade operacional” do sistema, que acabou por esclarecer.
  • Cristina Bernardo
9 Abril 2019, 18h23

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna (MAI) esclareceu esta terça-feira na Assembleia da República, as afirmações proferidas sobre o SIRESP em 2018, revela a “RTP”.

Em conferência de imprensa o MAI reiterou todas as informações que deu a 4 de abril de 2018, na Assembleia da República, e referiu uma eventual “confusão entre disponibilidade global ou disponibilidade operacional” dos sistema, que acabou por esclarecer.

“Desde abril de 2018 que o senhor ministro da Administração Interna tem vindo a ocultar os relatórios sobre as falhas da rede SIRESP e a razão parece ser clara: é que os valores globais de horas de falha não chegam sequer a metade dos indicados pelo Governo”, afirmou o CDS-PP no requerimento para ouvir o MAI.

Em resposta, Eduardo Cabrita, salientou que o Governo “não oculta” qualquer informação e mencionou os vários dossiers e informações recolhidas sobre os incêndios desde 2017 e que se encontram acessíveis ao público.

De forma a responder a “alguma dúvida”, Eduardo Cabrita afirmou que pediu à secretaria-geral do MAI a elaboração de um documento-síntese dos dados e conclusões constantes em todos esses dossiers.

Em outubro passado, Eduardo Cabrita viu ser rejeitado pelo Tribunal de Contas um pedido de investimento de 15 milhões e 800 mil euros na rede de emergência nacional, por falta de fundamentação. O aditamento ao contrato tinha sido aprovado em Conselho de Ministros em abril de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.