[weglot_switcher]

“El País” fica banido da campanha eleitoral do Vox até ao fim das eleições

O jornal “El País” assume que é preciso “ativar todos os alarmes” contra os argumentos “xenófobos e intolerantes” transmitidos por Abascal. Em reposta, o partido de extrema-direita espanhol decidiu ‘barrar’ a publicação madrilena de acompanhar as campanhas eleitorais até às legislativas.
7 Novembro 2019, 14h38

“Dever de resposta: As posições Vox no debate exigem que sejam ativados todos os alarmes”, é o título do editorial do jornal madrileno que chama atenção aos argumentos “xenófobos e intolerantes” transmitidos por Santiago Abascal, líder do partido de extrema-direita, durante o debate de segunda-feira, o único entre os cinco principais candidatos a primeiro-ministro.

Face a isto, o partido de extrema-direita com projeções muito boas nas sondagens sobre as eleições gerais de 10 de novembro em Espanha, vai impedir o acesso dos jornalistas do grupo PRISA, nomeadamente os jornal “El País” e da rádio SER, a todos os seus eventos.

O anuncio foi feito em anonimato onde foi informado que o Grupo PRISA “a partir de agora não concederá credenciais a nenhum jornalista vinculado à PRISA, nem acesso à sua sede ou a qualquer outro ato que o partido organize em espaços privados”.

Não é a primeira vez que o Vox impede, pontualmente, meios de comunicação social de assistirem aos seus eventos, mas é a primeira vez que generaliza assim o veto. Tanto a Associação de Imprensa de Madrid (APM) como a Federação de Associações de Imprensa da Espanha (FAPE) alertaram para o facto de esta prática violar o direito à liberdade de imprensa, consagrado na Constituição.

“O veto à entrada dos meios de comunicação é especialmente grave porque ocorre no meio da campanha eleitoral, quando os cidadãos têm o direito de receber informações independentes e plurais sobre os indivíduos que podem vir a ocupar certos cargos de influência nacional. É preciso que votemos com conhecimento de causa”, escreve o diário espanhol num artigo onde contesta a decisão do partido de Abascal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.