[weglot_switcher]

Eletricidade e gás natural batem máximos com vaga de frio em Portugal

Na eletricidade foi batido um recorde já com 11 anos. Também a exportação de gás para Espanha atingiu um novo máximo este mês.
15 Janeiro 2021, 13h35

O consumo de eletricidade e de gás natural têm vindo a bater máximos históricos sucessivos devido à vaga de frio que se tem feito sentir em Portugal durante o mês de janeiro.

“A onda de frio que se abateu em Portugal desde o início do ano levou os consumos de gás natural e eletricidade em Portugal a superar máximos históricos consecutivos tanto a nível de pico como de consumo diário”, segundo os dados divulgados hoje pela Redes Energéticas Nacionais (REN).

Na eletricidade, o consumo máximo diário foi atingido no dia 13 de janeiro com 185,1 gigawatts hora, superando um máximo com 11 anos, de 11 de janeiro de 2010, de acordo com a REN.

Já o maior pico de consumo de sempre foi atingido no dia 12 de janeiro às 19h30, atingindo os 9.887 megawatts, superando o anterior pico, registado também em 2010.

No gás natural, o consumo diário mais elevado de sempre foi atingido no dia 5 de janeiro, com 299,1 gigawatts hora, batendo o anterior máximo ocorrido a 5 de dezembro de 2017.

Também no dia 5 de janeiro, foi batido o pico de consumo mais elevado de sempre com 14.874 megawatts, superando o máximo anterior de há um ano, a 7 de janeiro de 2020.

Também no gás natural foram atingidos dois novos máximos históricos este mês: no dia 5, na máxima emissão diária do terminal de GNL de Sines para a rede de transporte; no dia 8, na exportação para Espanha através da interligação de Campo Maior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.