[weglot_switcher]

Endividamento das empresas sobe em fevereiro para 720,9 mil milhões

De acordo com o banco central, em fevereiro, do total do endividamento do setor não financeiro (empresas), 318 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 402,9 mil milhões ao setor privado.
19 Abril 2018, 14h14

O endividamento do setor não financeiro (empresas) situava-se no fim de fevereiro nos 720,9 mil milhões de euros, mais 7,3 mil milhões do que o valor registado no mesmo mês de 2017, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Já relativamente a janeiro de 2018, o endividamento do setor não financeiro aumentou 2,0 mil milhões de euros. “Este aumento deveu-se ao acréscimo de 2,5 mil milhões de euros no endividamento do setor público, o qual foi parcialmente compensado pela diminuição de 0,5 mil milhões de euros no endivida-mento do setor privado”, explica o Banco de Portugal.

O banco central divulgou as estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a fevereiro de 2018. “Os dados publicados incorporam revisões desde janeiro de 2014, de acordo com a política de revisões das estatísticas do Banco de Portugal. Adicionalmente, alterou-se em toda a série a desagregação por atividade económica e dimensão”, contextualiza a instituição.

“Em fevereiro de 2018, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 720,9 mil milhões de euros, dos quais 318,0 mil milhões respeitavam ao setor público e 402,9 mil milhões ao setor privado”, avança o BdP.

A subida do endividamento do setor público refletiu-se no incremento do financiamento concedido pelo exterior e pelo setor financeiro (1,3 e 1,1 mil milhões de euros, respetivamente), lê-se no documento.

A redução do endividamento das empresas privadas foi de 0,6 mil milhões de euros. Este decréscimo traduziu-se, sobretudo, na diminuição do endividamento externo em 0,8 mil milhões de euros, parcial-mente compensada pelo aumento do endividamento face ao setor financeiro.

Os particulares registaram um ligeiro aumento do endividamento, refletido no financiamento concedido pelo setor financeiro, conclui a nota.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.