[weglot_switcher]

Equipa de transição de Biden considera ação judicial pela demora na declaração do vencedor das eleições

Apesar das alegações do ainda presidente Donald Trump, a agência responsável por declarar o vencedor das eleições deveria, na opinião da equipa de transição de Joe Biden, pronunciar-se e reconhecer o candidato democrata como o próximo presidente dos EUA.
  • DR Andrew Harnik-Pool/Getty Images
10 Novembro 2020, 11h35

A campanha de Joe Biden está a considerar mover uma ação judicial contra a Administração de Serviços Gerais (GSA), a agência federal responsável por declarar um vencedor nas eleições presidenciais americanas. Segundo a Reuters, o processo deve-se ao atraso da mesma em pronunciar-se quanto a quem será o próximo presidente do país.

Para Joe Biden e a sua equipa, a vitória é já clara e inequívoca o suficiente para que o ex-vice-presidente seja anunciado como o vencedor. Assim, o silêncio da GSA está a causar estranheza e levou mesmo já o gabinete de transição a ameaçar com uma ação legal caso a agência não confirme o processo em breve, apesar de manter mais opções em cima da mesa, como esclareceu a fonte anónima próxima da campanha consultada pela Reuters.

Este atraso está a complicar o trabalho da equipa de transição do candidato democrata, visto que o desbloqueio de milhões de dólares em fundos federais e as reuniões com oficiais governamentais ligados à administração só serão possíveis depois do reconhecimento pela GSA de um claro vencedor.

A lei eleitoral norte-americana não prevê um prazo específico para que a GSA se tenha de pronunciar. Apesar das alegações infundadas de Donald Trump de fraude no processo, a agência é autónoma e declarará um vencedor quando considerar que este está definido, independentemente do que alegar o presidente no cargo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.