[weglot_switcher]

“Espanha deveria aprender com Portugal nos apoios aos elétricos”

O governo de Luís Montenegro ainda nem tomou posse, mas de fora já recebeu uma sugestão do CEO da Seat, Wayne Griffiths: não corte os apoios fiscais à compra de veículos elétricos.
  • Wayne Griffiths gestures during a news conference to announce his appointment as the new president of Volkswagen’s Spanish brand SEAT, in Barcelona, Spain September 23, 2020. REUTERS/Albert Gea
22 Março 2024, 15h19

O CEO da Seat, Wayne Griffiths, instou esta quinta-feira o governo português a manter os apoios à compra de carros elétricos, considerando que se trata de uma política fiscal acertada que Espanha deveria imitar.

“Em Portugal conseguiram aumentar a quota [de carros elétricos e electrificados] para o dobro do que existe em Espanha. Penso que isso é inteligente. Enquanto em Espanha estamos com 10%, Portugal está entre 20 e 30%. Portanto, alguma coisa bem feita estarão a fazer…”, disse o responsável da marca, no decorrer da conferência de imprensa de apresentação de resultados, em Barcelona.

No decorrer da sua apresentação, Griffiths tinha deixado duras críticas à política do Governo espanhol (liderado por Pedro Sánchez, do PSOE, socialistas) pelo que considerou apoios insuficientes à compra de carros elétricos e aos investimentos da Seat na produção destes veículos, na sua fábrica em Martorell (Catalunha), bem como os atrasos na implementação da rede de pontos de carregamento elétricos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.