[weglot_switcher]

Portugal deve alcançar 85% de população vacinada na próxima semana

A partir do próximo dia 1 de outubro, Portugal passa de um estado de contingência para estado de alerta.
23 Setembro 2021, 15h58

O primeiro-ministro avançou hoje que Portugal está em condições para avançar para a terceira e última fase de desconfinamento anunciada no passado dia 29 de julho. “Estamos em condições de poder avançar para a terceira fase” de desconfinamento, assumiu António Costa após o fim da reunião do Conselho de Ministros.

António Costa assumiu que a incidência e o risco de transmissibilidade estão em níveis reduzidos quando em comparação com outros espaços temporais, enquanto quase 84% da população já dispõe da vacinação completa. Desta forma, a partir do próximo dia 1 de outubro, Portugal passa de um estado de contingência para estado de alerta.

Em termos comparativos com o mês de março, quando Portugal se encontrava no espaço ‘verde’ classificado como ideal para o levantamento das restrições, António Costa relembrou que o valor do risco de transmissibilidade está novamente próximo do registado no terceiro mês do ano. Na altura, o Rt era de 0,78 e ao dia de ontem estava fixado em 0,81.

“A grande diferença é desde logo no risco de transmissibilidade, que tem a ver com o impacto da vacinação. A vacinação foi determinante, é determinante para continuarmos a reduzir a taxa de incidência”, admitiu na conferência de imprensa onde destacou o levantamento de regras como o fim da apresentação do certificado digital na restauração e hotelaria.

A taxa de incidência hoje é de 140 pessoas infetadas por 100 mil habitantes, quando em março era de 1180 cidadãos por 100 mil habitantes.

O primeiro-ministro lembrou que no passado dia 29 de julho o Governo apresentou o calendário com as três fases de “retoma da normalidade”, sendo que nesse dia apenas 57% da população tinha a vacinação completa.

António Costa disse ainda que a vacinação nos jovens levou à redução da incidência nas faixas etárias. “Quando passámos a vacinar as faixas etárias mais jovens, a incidência caiu. Hoje, não há distinção entre níveis de incidência por faixa etária”.

Em termos de vacinação, o primeiro-ministro lembrou que a taxa de vacinação é hoje de 83,4%, devendo chegar a 85% da população durante a próxima semana, quando começa a terceira, e última, fase do desconfinamento.

“Portugal está em primeiro lugar na percentagem de população com a vacinação completa”, disse Costa, enquanto simultaneamente mostrava um gráfico com a taxa de vacinação de países europeus.

Portugal conta com um total de 1.064.876 casos confirmados de Covid-19, mais 885 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quinta-feira, 23 de setembro. O número de vítimas mortais do novo coronavírus subiu para os 17.938 verificando-se mais cinco vítimas mortais nas últimas 24 horas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.