[weglot_switcher]

Ex-ministro da saúde de Bolsonaro critica “frieza excessiva” do presidente na gestão da pandemia

O primeiro dos três ministros que Jair Bolsonaro já apontou para a pasta da saúde lançou um livro no qual aborda a gestão brasileira da pandemia, deixando fortes críticas à atuação do presidente.
1 Outubro 2020, 16h12

Luiz Henrique Mandetta, um dos ex-ministros da saúde de Jair Bolsonaro, deixou fortes críticas ao presidente brasileiro no seu novo livro, “Um paciente chamado Brasil”, que acabou de ser lançado no país de origem do autor.

No livro, Mandetta fala da “frieza excessiva” de Bolsonaro. Segundo o médico, que foi demitido na altura em que apresentava a maior taxa de aprovação dos membros do governo brasileiro, para o presidente “o mundo virtual é mais importante do que o mundo real”, disse em entrevista à Agencia EFE.

Além disso, na visão de Bolsonaro, a saúde é uma questão “dos estados e municípios”, pelo que a preocupação do governo federal deve ser a economia. Mandetta alerta para os riscos de deixar uma área vital da sociedade como a gestão da saúde para os militares, salientando a falta de capacidade destes para planear, por exemplo, a distribuição de recursos no pós-pandemia para outras doenças como os vários tipos de cancro, para os quais prevê um aumento significativo em 2021.

O Brasil regista 4,8 milhões de casos confirmados de infeção por Covid-19, além de estar prestes a atingir as 144 mil mortes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.