[weglot_switcher]

“Facilitismo não é o melhor caminho”. Rui Rio opõe-se ao fim dos chumbos até ao 9.º ano

O líder social-democrata considera que a proposta apresentada pelo Governo incentiva ao “facilitismo” e compromete o futuro profissional dos alunos.
  • Cristina Bernardo
14 Novembro 2019, 07h21

O presidente do PSD, Rui Rio, considera que o fim dos chumbos até ao 9.º ano “não é o melhor caminho” para o desenvolvimento da sociedade. O líder social-democrata considera que a proposta apresentada pelo Governo incentiva ao “facilitismo” e compromete o futuro profissional dos alunos.

Num comentário publicado no Twitter, o líder social-democrata escreve que “o facilitismo não é seguramente o melhor caminho para defendermos o futuro profissional das pessoas e o desenvolvimento da nossa sociedade”. “Infelizmente, parece que ficou claro que o Governo pretende que até ao 9º ano ninguém reprove em Portugal; mesmo que não saiba para passar”, indica.

Horas antes da publicação, Rui Rio questionou ao Governo, no debate quinzenal, sobre a proposta: “Um aluno que chegou ao fim do ano e não sabe, passa ou não passa?” O primeiro-ministro António Costa respondeu dizendo que está previsto que “dentro do ciclo não haja retenção, mas sim continuação do estudo”.

“Pode não se chamar passagem administrativa, pode-se dar um nome mais sofisticado mas corresponde àquilo que são as passagens administrativas – se sabe passa e se não sabe passa também. Isto é desrespeitar o futuro das crianças até aos 14 anos de idade”, rematou Rui Rio.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.