[weglot_switcher]

Fernando Medina diz que as suas decisões não vão ser afetadas por integrar comissão de honra de Luís Filipe Vieira

Além de acreditar que continua a desempenhar a sua função de forma isenta, Fernando Medina lembra que “já fazia parte da comissão de honra de Luís Filipe Vieira há quatro anos, aliás como o primeiro-ministro” e sublinha que nunca escondeu “ser do Benfica”.
  • Manuel de Almeida/Lusa
15 Setembro 2020, 12h29

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina garantiu que pertencer à comissão de honra de Luís Filipe Vieira não afeta a sua “capacidade institucional” no final de segunda-feira, no seu espaço de comentário habitual na “TVI”.

“Não tem qualquer influência na minha capacidade institucional nem a forma de como exerço as minhas funções, creio que é inquestionável perguntando a qualquer representante”, assegurou Fernando Medina quando questionado sobre pertencer à co9missão de honra de Luís Filipe Vieira e simultaneamente ocupar um cargo no Governo.

Fernando Medina recorda que não existe qualquer impedimento na lei, ou seja, que não existe uma regra institucional que proíba os membros do Governo de integrar estas listas.

No entanto, o governante não partilha da mesma opinião quando se acumulam outro tipo de cargos. “Aí fui muito claro, defendo que não deve haver titulares de cargos públicos a desempenhar cargos diretivos” nos clubes, referiu Fernando Medina.

Além de acreditar que continua a desempenhar a sua função de forma isenta, Fernando Medina lembra que “já fazia parte da comissão de honra de Luís Filipe Vieira há quatro anos, aliás como o primeiro-ministro” e sublinha que nunca escondeu “ser do Benfica”.

“Isso prejudicou a minha relação institucional com todos os clubes? Claro que não, são todos testemunhas disso”, afirma Fernando Medina destacando ainda  que “se alguma coisa mudou não foi o meu ato, há uma coisa que muda que é uma perceção, um certo sentimento das pessoas e a perceção de alguns relativamente a uma candidatura concreta em causa”.

O primeiro-ministro, António Costa e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa vão integrar a comissão de honra de recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência das ‘águias’, avançou este sábado, 12 de setembro, o “Expresso”. Uma lista recheada de membros partidários como é o caso do antigo ministro da Administração Interna do PS, Rui Pereira, mas também o deputado do PSD, Duarte Pacheco e o deputado do CDS, Telmo Correia.

O PSD, Bloco de Esquerda e PAN insurgiram-se contra a inclusão de António Costa na comissão de honra do presidente do Benfica, comentários a que se opõe Luís Filipe Vieira, que considerou que estava a ser feita uma campanha vergonhosa contra o primeiro-ministro.

“Estou aqui há muitos anos e nunca vi uma campanha tão ofensiva, caluniosa e vergonhosa. O tempo vai passando e a verdade vem sempre ao de cima”, apontou o presidente do Benfica no domingo, 13 de setembro.

Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, na segunda-feira, 14 de setembro, voltou a reforçar que o seu apoio à recandidatura do presidente do Benfica não tinha “rigorosamente nada” a ver com a sua vida política ou funções, segundo a agência Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.