[weglot_switcher]

Financiamento das administrações públicas cai 1,6 mil milhões de euros em 2018

O financiamento das administrações públicas foi de 3,3 mil milhões de euros em 2018, com um financiamento junto dos bancos e de outros residentes, em 6,9 mil milhões e 1,2 mil milhões de euros.
  • Cristina Bernardo
21 Fevereiro 2019, 11h02

O financiamento das administrações públicas caiu para 3,3 mil milhões de euros no ano passado, face aos 4,9 mil milhões de euros registados em 2017, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

A queda foi assim de 1,6 mil milhões de euros, com as administrações públicas a financiaram-se junto dos bancos e de outros residentes, em 6,9 mil milhões e 1,2 mil milhões de euros.

O reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional, no montante de 5,5 mil milhões de euros, foi um dos fatores determinantes durante o ano: “Neste período, o financiamento das administrações públicas no exterior foi de -4,8 mil milhões de euros, refletindo essencialmente reembolsos antecipados de empréstimos do Fundo Monetário Internacional no montante de 5,5 mil milhões de euros”, explica o BdP.

O financiamento através de títulos foi de 6,8 mil milhões de euros, “valor que mais do que compensou a redução de 3,5 mil milhões de euros nos empréstimos líquidos de depósitos”, acrescentou o regulador bancário.

Fonte: Banco de Portugal, 21 de fevereiro

(Atualizado às 11h11)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.