[weglot_switcher]

Gás natural subiu mais de 9% na sessão de hoje, alertam analistas

Os preços do gás natural americano subiram mais de 9% durante a sessão de hoje, o mais alto em três semanas, devido às previsões de tempo frio num futuro próximo, alerta a XTB. Apesar do acentuado movimento ascendente de hoje, os preços do gás natural nos EUA ainda estão abaixo do seu pico de quase 13 anos de 6,45 dólares atingido no início de outubro.
25 Outubro 2021, 18h04

Os preços do gás natural americano subiram mais de 9% durante a sessão de hoje, o mais alto em três semanas, devido às previsões de tempo frio num futuro próximo, alerta o analista da XTB, Nuno Mello.

Apesar do acentuado movimento ascendente de hoje, os preços do gás natural nos EUA ainda estão abaixo do seu pico de quase 13 anos de 6,45 dólares atingido no início de outubro, pois muitos analistas acreditam que os EUA terão gás mais do que suficiente em armazenamento para a estação de Inverno, explica a XTB.

“Os serviços meteorológicos observaram alterações mais frias nas perspetivas de temperatura para a metade oriental dos EUA, tanto para a semana corrente como para a próxima semana, resultando num aumento de 10 graus-dias ponderados de gás (GWDD) no total para as próximas duas semanas. Também o apoio aos preços no início da segunda-feira foi um aumento na procura de alimentos para gás natural liquefeito resultante de maiores fluxos para os terminais de Sabine Pass e Freeport, de acordo com a empresa”, refere o analista a XTB.

“O wildcard continua a ser o clima na Europa. As condições melhoraram ligeiramente na sequência da onda de compras em pânico no início do mês. Os inventários eram de cerca de 74% da capacidade em meados de outubro, mas aumentaram desde então devido ao tempo mais quente do que o habitual”, lê-se ainda na análise da corretora.

Nun Mell0 detalha que “do lado da oferta, parece que os investidores se retraíram do último relatório de AIA em baixa, que mostrou uma injeção de 92 Bcf de gás natural no armazenamento para a semana que terminou a 15 de outubro, ligeiramente acima das previsões de uma construção de 90 Bcf e em comparação com a média de cinco anos de 69 Bcf”.

Entretanto, o “Financial Times” relatou que a Cheniere Energy exportadora de GNL procurou a aprovação de um novo projeto no Texas, uma vez que as empresas preveem uma procura global crescente de GNL, especificamente da China.

A subida do gás natural é também tema da análise de Azad Zangana, Senior European Economist and Strategist, Schroders.

O analista diz que o preço grossista europeu do gás natural aumentou 380% desde o início do ano, levantando preocupações sobre o potencial impacto na inflação. Dado que as famílias têm pouca escolha a não ser pagar o aumento do preço, isso pode ter um impacto negativo sobre a procura por outros bens e serviços e aumenta o risco de inflação indireta, ou mesmo de inflação salarial de segunda ordem.

Os especialistas têm atribuído ao facto de a Rússia não estar exportar gás o suficiente para permitir que as economias europeias acumulem reservas para o inverno.

As autoridades europeias acusam Moscovo e a sua empresa de gás, a Gazprom, de reter o fornecimento intencionalmente como medida de pressão para acelerar a aprovação do polémico gasoduto Nord Stream 2, que bombeará gás diretamente para a Alemanha sem passar pela Ucrânia.

Um opinião da autoria de Fareed Zackaria, publicada no “Washington Post” alerta para o facto de  o preço do gás natural na Europa ter aumentado quase 500% num ano. Na Ásia, a Bloomberg News diz que as empresas de energia estão a comprar gás natural liquefeito a preços recordes para tentar travar o fornecimento. “Na Europa, um grande produtor de fertilizantes já foi forçado a fechar temporariamente duas fábricas no Reino Unido devido aos altos custos de energia, e há temores de que outras indústrias o façam”, diz o mesmo autor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.