[weglot_switcher]

Georgieva apela a um plano de ação “ambicioso” do G20 para responder à crise da Covid-19

A diretora do Fundo Monetário Internacional salientou que a recuperação no próximo ano depende “de como conseguimos conter o vírus e reduzir o nível de incerteza”.
31 Março 2020, 15h31

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, voltou a mostrar-se preocupada com as perspetiva negativas para o crescimento global em 2020, em particular, nos mercados emergentes e apela a uma ação coordenada do G20.

Durante uma teleconferência extraordinária dos ministros das Finanças e Governadores dos bancos centrais do G20, esta terça-feira, Kristalina Georgieva elogiou as “ações decisivas” levadas a cabo pelos vários governos e bancos centrais para “proteger os cidadãos e a economia” do impacto negativo da Covid-19, mas salientou continuar “muito preocupada com as perspetiva negativas para o crescimento mundial”.

“A nossa previsão de recuperação no próximo ano depende de como conseguimos conter o vírus e reduzir o nível de incerteza”, disse, segundo informação divulgada pelo FMI.

A responsável da instituição de Bretton Woods frisou ainda apoiar “um plano de ação ambicioso do G20 para fortalecer a capacidade dos sistemas de saúde para lidar com a epidemia, estabilizar a economia mundial através de medidas oportunas, direcionadas e coordenadas; e cimentar o caminho para a recuperação”.

Destacou ainda que o Conselho Executivo do FMI aprovou na quinta-feira passada uma reforma do Fundo de Contenção e Alívio de Catástrofes, que permite que os “países mais pobres invistam na resposta à crise” em vez de pagar ao Fundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.