[weglot_switcher]

Governo apresenta hoje medidas de contingência para o Brexit

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, apresentam esta tarde um conjunto de medidas de preparação e de contingência dirigidas aos cidadãos, para o Brexit.
11 Janeiro 2019, 13h10

O Governo apresenta esta sexta-feira um pacote de medidas de preparação e de contingência de preparação dirigida a cidadãos portugueses para a saída do Reino Unido da União Europeia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, apresentam esta tarde, em conferência de imprensa, um conjunto de medidas de preparação e de contingência dirigidas aos cidadãos, para o Brexit.

Em entrevista à agência Lusa, em dezembro, Augusto Santos Silva garantiu que Portugal está preparado “para o cenário de não acordo, mas não a 100% porque nunca podemos estar preparados a 100%”. O  ministro admitiu que um hard Brexit “trará sempre dificuldades, sempre muitos problemas complexos à economia e à circulação de pessoas”, mas que “não havendo acordo, haverá sempre efeitos negativos, mas podemos mitigá-los”.

“Nós estamos muito preocupados, quer o Presidente da República, quer o primeiro-ministro”, e “não me canso de dizer que o ‘Brexit’ sem acordo terá efeitos muitíssimo negativos para o conjunto da UE”, mas “sobretudo para o Reino Unido”, pelo que “devemos evitar a todo o custo um cenário de saída não negociada”, referiu.

Na próxima terça-feira, o parlamento britânico vota o acordo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, negociou com Bruxelas. Caso os deputados britânicos chumbem o acordo, o governo britânico terá de apresentar um novo plano entre o final da próxima semana e a segunda-feira seguinte, a 21 de janeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.