[weglot_switcher]

Governo da Madeira apela a responsabilidade cívica para controlo da pandemia

O vice-presidente do Governo da Madeira disse que “mais do que anunciar novas medidas, a população tem de continuar a ter cuidado na sua proteção. Se as coisas não correrem bem o Governo é obrigado a dar um passo atrás. Ninguém quer dar esse passo. Tudo estamos a fazer para manter a atividade económica e as empresas a funcionar”.
  • Rafael Marchante/Reuters
18 Maio 2021, 14h56

O Governo da Madeira mostrou-se satisfeito com a retoma do turismo do Reino Unido, contudo o executivo regional alertou para a necessidade da população continuar a ser responsável sob risco do Governo ter que dar um passo atrás na gestão da pandemia.

“Mais do que anunciar novas medidas, a população tem de continuar a ter cuidado na sua proteção. Se as coisas não correrem bem o Governo é obrigado a dar um passo atrás. Ninguém quer dar esse passo. Tudo estamos a fazer para manter a atividade económica e as empresas a funcionar. Não podemos correr o risco de meia dúzia de indivíduos estragarem o trabalho de milhares de pessoas. É preciso ter esse sentido de responsabilidade cívica. Nem o Governo, nem as autoridades policiais, têm um elemento para andar atrás de cada cidadão. A responsabilidade parte em primeiro lugar do nosso comportamento. Mais vale um reinício mais lento e gradual, mas sustentado, do que andarmos aos solavancos”, disse Pedro Calado, durante o arranque das obras de construção do Novo Hospital da Madeira.

O governante considerou que a retoma do turismo Reino Unido é positiva, e voltou a reforçar que a Madeira “tem tudo preparado para receber os primeiros turistas” depois de um ano difícil.

“Sentimos que fizemos o nosso trabalho na salvaguarda da saúde pública. É um ano em que a Madeira tudo fez para não parar a sua atividade económica. Em 14 meses de pandemia, tivemos apenas 12 dias de encerramento da atividade logo no início de março de 2020. Daí para a frente, com algum condicionamento, tivemos a economia a funcionar”, reforçou o governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.