[weglot_switcher]

Governo aprova prospeção de petróleo em Aljezur

A APA – Agência Portuguesa do Ambiente dispensou o estudo de impacto ambiental deste furo de exploração ‘offshore’, atribuído ao consórcio Eni/Galp.
16 Maio 2018, 17h21

O Governo vai aprovar a prospeção de petróleo ao largo de Aljezur, na costa ocidental algarvia depois de hoje a APA – Agência Portuguesa do Ambiente ter dispensado de estudo de impacto ambiental este furo de exploração ‘offshore’.

Para as 18h30, está prevista uma conferência de imprensa conjunta liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Na conferência de imprensa estarão também presente João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, e Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia.

“O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, prestam declarações à imprensa, hoje, sobre a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente quanto às condições de realização de um furo de pesquisa de petróleo no mar territorial português”, explica uma nota de agenda do Ministério do Ambiente.

Este furo foi licenciado pelo Estado português a um consórcio formados pelas petrolíferas Eni/Galp.

Hoje, dia 16 de maio, de manhã, a APA dispensou de estudo de impacto ambiental este furo petrolífero, uma decisão que foi comunicada numa conferência de imprensa.

“Não foram identificados impactos negativos significativos” na realização do furo de prospeção petrolífera, garantiu nessa ocasião, Nuno Lacasta, presidente da APA, citado pela Lusa.

Hoje era o último dia do prazo previsto para a APA se pronunciar sobre a necessidade de efetuar um estudo de impacto sobre esta exploração petrolífera.

As diversas licenças de exploração petrolífera em terra (‘onshore’) e no mar, ao largo  (‘offshore’) foram revogadas pelo atual Executivo, após forte contestação popular, de organizações ambientalistas, de alguns autarcas das regiões onde estavam previstas e dos partidos parlamentares de esquerda (PCP e Bloco de Esquerda) que apoiam o atual Executivo.

Uma controvérsia que deverá acentuar-se com esta aprovação de exploração petrolífera ao largo de Alzejur, em plena costa vicentina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.