[weglot_switcher]

GP de Portugal: 14 casos de Covid-19 em equipas de Fórmula 1

Os elementos infetados são todos estrangeiros e todos pertencem a equipas que disputaram o Grande Prémio de Fórmula 1 em Portimão no passado fim-de-semana.
30 Outubro 2020, 13h21

Existem 14 pessoas infetadas com Covid-19 entre os elementos de equipas da Fórmula 1 que estiveram presentes no Autódromo Internacional do Algarve no passado fim de semana, de acordo com informação foi avançada esta sexta-feira numa conferência regional da Proteção Civil, citada pela “TVI24”.

De acordo com a estação de Queluz, os elementos infetados são todos estrangeiros e todos pertencem a equipas que disputaram o Grande Prémio de Fórmula 1 em Portimão no passado fim-de-semana.

Contactado pelo JE, o Autódromo Internacional do Algarve esclarece que, no âmbito do protocolo determinado pela FIA, Federação Internacional de Automobilismo, para o Grande Prémio de F1 2020, foram efetuados cerca de 4.700 testes ao longo do evento em Portugal. Destes 4700 testes realizados, que tiveram início a 17 de outubro, foram “detetados 14 casos positivos, todos assintomáticos e que foram colocados desde logo em isolamento, cumprimento as normas e indicações da Direção Geral de Saúde”.

“Para além destes, todos os elementos da organização da F1 e das equipas que pudessem ter estado em contacto com algum dos elementos indicados foram também colocados de imediato em isolamento profilático, de forma a evitar o contacto ou propagação do vírus durante o grande prémio de F1 em Portimão. No dia 1 de novembro, serão repetidos novamente os testes a todos os que se encontram em isolamento”, explica fonte do Autódromo Internacional do Algarve.

Explica o Autódromo Internacional do Algarve que, esde o dia 1 de Outubro, toda a equipa do Autódromo realiza testes regularmente, voltando a realizar esta semana, após o evento e mantendo-se até à data sem nenhum caso positivo a registar.

A diretora-geral de Saúde descarta a possibilidade de que o evento de Grande Prémio de Fórmula 1, que decorreu no passado fim de semana, no Algarve, resulte num aumento de novos casos confirmados por Covid-19, assegurando que as medidas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) foram, na sua grande maioria, cumpridas.

“Maioria das bancadas cumpria as regras, apenas duas não cumpriam e por isso alteramos as regras dessas bancadas ao transferir as pessoas para outro setor”, explicou, Graça Freitas, esta segunda-feira durante a conferência de imprensa diária da DGS. “Na maior parte dos casos as pessoas estavam distanciadas e usavam máscara”, assegurou.

(atualizada a 1 de novembro)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.