[weglot_switcher]

Grupo Quadrante desenvolve novo aeroporto internacional no Gana

Este projeto prevê um investimento de cerca de 63 milhões de euros.
29 Outubro 2019, 16h01

O grupo português de engenharia e consultoria Quadrante, através da sua participada Quadrante UK, garantiu o projeto de desenvolvimento do novo aeroporto internacional do Gana, um projeto cujo investimento está avaliado em cerca de 63,1 milhões de euros (70 milhões de dólares ao câmbio atual).

“O aeroporto, situado nesta cidade no norte do Gana, irá ser sujeito a obras para a realização do novo temrinal internacional de passageiros e do edifício multiusos Hajj, dedicado aos peregrinos que rumam anualmente a Meca entre o oitavo e o décimo terceiro dia do último mês do calendário islâmico”.

“Este projeto prevê a construção de todas as infraestruturas adjacentes ao aeroporto, como vias de acesso, parques de estacionamento, estações de tratamento de água e ampliação de uma subestação existente. A Quadrante UK é responsável pelo ‘masterplan’ e todas as fases de projeto de arquitetura e engenharia, em parceria”, adianta o referido comunicado.

Nuno Costa, CEO e responsável pela área de aeroportos do grupo Quadrante refere que “o contínuo crescimento do tráfego aéreo, num ritmo mais elevado do que o crescimento da capacidade dos aeroportos, tem colocado enormes desafios aos gestores destas infraestruturas”.

“Para responder a esta necessidade, a Quadrante procura colocar a eficiência, sustentabilidade, experiência do passageiro e tecnologia no centro de cada projeto. Cada aeroporto é um novo desafio, com características e especificidades próprias que têm de ser tidas em conta no desenvolvimento do projeto. Esta abordagem personalizada permite-nos o desenvolvimento de projetos em diversos aeroportos um pouco por todo o mundo”, garante aquele responsável.

Ainda segunda a Quadrante,  o novo terminal internacional foi concebido para um ‘peak hour’ (pico horário de tráfego) de 400 passageiros e apresenta uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, “respondendo assim ao aumento do número de voos domésticos e à necessidade da realização de voos internacionais”.

A Quadrante foi fundada em 1998, pelos engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa, disponibilizando hoje serviços de projeto e consultoria, incluindo ‘project management’, arquitetura, estruturas, estruturas especiais, AVAC (ar condicionado, aquecimento e refrigeração) e sustentabilidade, hidráulica, vias e estradas, ambiente e IMS – Infrastructure Management System.

Além de Portugal, a empresa portuguesa desenvolve atividade na Roménia, Argélia, Gana, Angola, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.