[weglot_switcher]

Guia para poupar nos presentes de Natal

O Natal é uma altura bastante dinâmica, tanto a nível financeiro como emocional.
  • Guia de presentes de Natal ComparaJá
12 Dezembro 2023, 10h34

A compra dos presentes de Natal é uma tarefa que muitas vezes acaba por ser um grande peso na sua carteira. Quer poupar nesta época natalícia? Então veja as dicas que temos para si neste artigo do ComparaJá.

Como posso organizar os gastos nos presentes de Natal?

Antes de fazer grandes compras, é sempre importante planear onde é que esse dinheiro vai ser gasto. Para tal, temos de organizar um pouco melhor as nossas prioridades nesta quadra natalícia de forma a otimizar custos.

1 – Fazer um orçamento de Natal

Antes de ver o que vai gastar em presentes de natal, é importante perceber que outros custos fixos tem para este mês, como a prestação da casa, energia, ou água.

Esta é uma medida que pode muito bem evitar que chegue a janeiro com dívidas. Para tal, preparamos um orçamento natalício num ficheiro Excel que pode usar para este propósito. Basta colocar todos os custos fixos que vai ter e depois juntar os gastos que prevê para o seu Natal.

2 – Poupar ou investir o subsídio de Natal

O dinheiro extra do subsídio de Natal pode dar um conforto adicional nesta altura. No entanto, há que ter o cuidado de pôr algum montante de parte e não o gastar todo em presentes de Natal.

Vai ser a sua grande ajuda para manter as finanças em ordem nesta altura do ano. Pode até aproveitar para colocar alguma parte na sua conta-poupança, aproveitar para fazer um depósito a prazo ou até um plano poupança-reforma.

3 – Reutilizar as decorações festivas

As decorações de Natal são uma grande parte da tradição, mas aqui já é mais fácil reduzir custos. A solução passa por ver que decorações já tem e como as pode reutilizar.

Evitar o desperdício aqui é chave. Basta dar um toque pessoal ao que já tem em casa. Pode também consultar a internet (pesquise, por exemplo, “decorações de natal diy”) e encontrar muitas ideias práticas para a decoração.

4 – Usar a imaginação para presentes

O valor dos presentes de Natal pode estar no que representam emocionalmente e não tanto no material. Assim, é possível inovar um pouco no tipo de presentes que pode dar, para não desequilibrar as suas finanças.

Já pensou, por exemplo, em criar os seus próprios vouchers para oferecer aos seus amigos e familiares? E que tal um álbum de fotografias, recordando os melhores momentos que passou com essa pessoa? Ou um postal personalizado? Para além de ser uma medida sustentável e amiga do ambiente, dá sempre um toque pessoal que não se consegue comprar numa loja.

5 – Comparar os preços

É importante que reveja os preços que estão a ser praticados. É ao comparar várias opções que podemos escolher onde comprar de forma mais inteligente as nossas compras de natal.

Aqui pode usar plataformas de comparação como o OLX ou o KuantoKusta. Veja bem a diferença no valor que iria estar a pagar ao utilizar estas soluções alternativas.

6 – Elaborar uma lista de tarefas

Com o aproximar da data, por vezes ter noção de tudo o que é preciso para a consoada é complicado. Aqui mais vale prevenir e fazer uma lista de tudo o que é preciso. Desde decorar a casa, a comprar os doces ou até mesmo tratar de alguns presentes de Natal.

Também não ponha toda a pressão das compras de Natal em si. Pode sempre dividir essas tarefas com a sua família e assim envolvê-los mais nas festividades.

Já sei os presentes de Natal que vou dar, e agora?

Está na altura de começar a tratar dos presentes para toda a família e amigos. Na altura das compras existem medidas que pode adotar de forma a reduzir ainda mais os seus custos.

Cuidados a ter na altura de comprar:

  • Comprar com alguma antecedência;
  • Utilizar os canais online;
  • Fazer as compras toda de uma vez;
  • Não cair na armadilha das “promoções imperdíveis”;
  • Aproveitar os descontos com os cartões de cliente;
  • Usufruir das vantagens dos cartões de crédito.

 

Uma vez organizados os custos, aproveite também para planear atividades para fazer com a sua família no conforto de casa, como ver um filme ou jogar jogos de tabuleiro. Tenha um Natal feliz (e próspero para as suas finanças).

No final do dia, o importante é que desfrute da época natalícia de uma forma equilibrada e saudável, para si e para os seus entes-queridos. Às vezes é importante parar um pouco e respirar fundo para que o que realmente interessa se eleve perante o resto. Não é preciso abusar na compra dos presentes de Natal. 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.