[weglot_switcher]

Hidrogénio verde e os biocombustíveis criarão 1,7 milhões de empregos na Europa até 2040

A conclusão é do estudo “Green molecules: the imminent revolution of the employment market in Europe”, realizado pelo ManpowerGroup e pela Cepsa e apresentado esta quarta-feira na reunião do Fórum Económico Mundial em Davos (Suíça).
17 Janeiro 2024, 22h24

A conclusão é do estudo “Green molecules: the imminent revolution of the employment market in Europe”, realizado pelo ManpowerGroup e pela Cepsa e apresentado esta quarta-feira na reunião do Fórum Económico Mundial em Davos (Suíça).

Trata-se de um relatório pioneiro que analisa pela primeira vez o impacto económico das moléculas verdes em termos de criação de emprego e conclui que os novos combustíveis renováveis, como o hidrogénio verde ou os biocombustíveis, poderão criar 1,7 milhões de novos empregos e um crescimento do PIB europeu de 145 mil milhões de euros até 2040.

Cerca de 88% dos novos postos de trabalho gerados pelo hidrogénio verde e pelos biocombustíveis até 2040 situam-se em sectores que não o da energia, como os serviços, a indústria e a construção, o que indica que a economia da molécula verde tem um impacto em toda a cadeia de valor da produção.

O estudo salienta que a transição exige a atualização e a requalificação de 60% dos profissionais na Europa para os dotar de competências ecológicas essenciais. “Países como Itália, a Alemanha e Espanha enfrentam as maiores lacunas de competências, que têm de ser colmatadas através da formação profissional, de ferramentas de mapeamento da mão de obra e das competências e da colaboração público-privada”, refere a análise.

O relatório prevê que Espanha liderará, nas próximas duas décadas, a produção de hidrogénio verde e o crescimento do emprego associado.

“A indústria espanhola ligada às moléculas verdes gerará mais de 116.000 empregos nesta década e 181.000 em 2040, o que corresponde a 11% do emprego total gerado na UE e no Reino Unido. Em termos de crescimento económico (PIB), o sector contribuirá com mais 15.600 milhões de euros até 2040, o que representaria um aumento de 1% do PIB em 2022”, refere o comunicado.

Espanha é o país onde os novos empregos exigem mais competências ligadas à transição energética até 2040, correspondendo a 55% dos novos postos de trabalho.

“Além disso, o estudo salienta que a diferença de género que existe atualmente no sector da energia será reduzida, atingindo 37% de representação de mulheres na indústria das moléculas verdes”, avança o comunicado que justifica com um aumento da taxa de entrada de mulheres, que duplicaria a dos homens entre 2030 e 2040, permitindo que as mulheres ocupem 51% dos novos empregos diretos gerados nos combustíveis renováveis até ao final da década de 2040.

“As alterações climáticas representam um dos maiores desafios da humanidade e a transição energética é crucial para garantir o futuro do nosso planeta. Na Cepsa, pretendemos liderar esta revolução através da nossa própria transformação numa empresa que produz moléculas verdes, como o hidrogénio verde e os biocombustíveis, para descarbonizar sectores como os transportes pesados e a indústria”, segundo Maarten Wetselaar, CEO da Cepsa.

“Nesta transição, as parcerias e a inclusão são fundamentais. A nossa parceria com o ManpowerGroup representa um próximo passo essencial para impulsionar a oportunidade de criação de emprego no âmbito da transição energética, uma vez que nos permitirá canalizar conhecimentos estratégicos e baseados em dados para programas de upskilling direcionados, gestão e planeamento dos perfis necessários e iniciativas de formação”, adianta.

“Juntos, podemos preparar os profissionais com as competências necessárias para as funções verdes emergentes e tornar a oportunidade acessível, inclusiva e capacitadora para milhares de profissionais”, conclui.

Jonas Prising, CEO do ManpowerGroup defende que “o impulso para a descarbonização que representa a próxima grande mudança no mundo do trabalho”.

“Esta é uma nova era que representa uma enorme oportunidade, não apenas para as empresas, mas para milhões de profissionais. No entanto, só pode ser aproveitada se prepararmos as pessoas para ela. O futuro do trabalho é verde e precisamos de trabalhar em conjunto para garantir o futuro do planeta e das pessoas”, conclui. 

Apenas 20 profissões são responsáveis por 8 em cada 10 novos empregos criados na indústria dos combustíveis renováveis, diz a Manpower. “Trata-se principalmente de cargos técnicos de nível médio e superior. Mas até 2040, a procura aumentará para cientistas e engenheiros de nível médio e superior, eletricistas, gestores administrativos e comerciais, trabalhadores das minas e da construção, profissionais de TI e operadores de metais e máquinas”, acrescenta.

“Os profissionais que queiram tirar partido de um dos novos postos de trabalho que vão ser criados precisam de receber formação numa ou mais das competências exigidas por estas profissões. Ao mesmo tempo, é necessário mobilizar os profissionais das profissões que se tornarão menos relevantes para que possam ser reconvertidos noutras profissões mais procuradas”, defende.

“Juntamente com os seus parceiros, a Cepsa está a desenvolver o maior polo de moléculas verdes da Europa no Vale do Hidrogénio Verde da Andaluzia e os projetos de biocombustíveis 2G que está a promover em Espanha, que deverão criar até 14.000 empregos diretos, indiretos e induzidos”, avança o comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.