[weglot_switcher]

Imprensa internacional: Esmagadora vitória do PS serviu de “forte impulso ao governo minoritário de Costa”

A agência de notícias norte-americana ‘Bloomberg’ dá conta de que o voto de confiança dado pelos portugueses ao Executivo de António Costa acontece depois de “vários desafios recentes”, nomeadamente o roubo de Tancos e a morte de mais de 60 pessoas no incêndio florestal que deflagrou no concelho de Pedrógão Grande.
2 Outubro 2017, 10h24

As eleições autárquicas em Portugal são esta segunda-feira tema de destaque na imprensa internacional. A agência de notícias norte-americana ‘Bloomberg’ escreve que a conquista de pelo menos 157 câmaras pelos socialistas de norte a sul do país foi um “forte impulso” para o Executivo do primeiro-ministro português, António Costa, o que levou os sociais-democratas a conseguir os piores resultados autárquicos de sempre.

A noite das eleições autárquicas foi de vitória para o Partido Socialista, que pode agora começar a fazer as contas para a corrida às próximas eleições, para as quais vai já com alguns passos de avanço. A Bloomberg dá conta de que “o governo minoritário do primeiro-ministro português recebeu um forte impulso no domingo, depois de o Partido Socialista ter ganho nas eleições municipais nacionais”.

Mais de metade das 308 autarquias portuguesas pintaram-se com as cores do Partido Socialista e na corrida à capital, o socialista Fernando Medina conseguiu garantir um novo mandato, embora sem maioria absoluta. Ao todo o PS conseguiu reunir 140 maiorias absolutas, conquistando cerca de dois milhões de votos.

“O Partido Socialista teve sua maior vitória eleitoral nas autárquicas na história”, escreve o jornal, citando as declarações do próprio António Costa na sede do partido em Lisboa, após conhecidas as primeiras projeções. “Há um fortalecimento da mudança que começamos no parlamento há dois anos e que demonstrou ao país que é possível ter melhores resultados com novas políticas”.

A agência de notícias realça que “desde que assumiu o cargo, em dezembro de 2015, António Costa governou com o apoio dos partidos do Bloco de esquerda, Comunistas e Verdes, para aliviar algumas das medidas de austeridade introduzidas pelo Governo anterior [de Pedro Passos Coelho]”. O jornalista nota que António Costa “reverteu cortes nos salários e reduziu o horário de trabalho para os trabalhadores do Estado, ao mesmo tempo que aumentou o salário mínimo e alguns impostos indiretos”.

A ‘Bloomberg’ sublinha que este voto de confiança dado pelos portugueses ao Partido Socialista acontece depois de “vários desafios recentes”, nomeadamente o roubo de material militar em Tancos, que ficou ainda por resolver, e a morte de mais de 60 pessoas no incêndio florestal que deflagrou no concelho de Pedrógão Grande.

Os resultados eleitorais foram uma grande dor de cabeça para o PSD, sublinha a ‘Bloomberg’. Além de ter perdido várias câmaras que liderava em 2013, os sociais-democratas passaram a terceira força política em Lisboa e no Porto. “Pedro Passos Coelho, líder dos social-democratas da oposição, afirmou que vai considerar se deve correr novamente pela liderança do partido, na sequência da derrota das eleições locais”, escreve a agência.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.