[weglot_switcher]

INE de Cabo Verde nega interferência do Governo na produção e difusão de estatísticas

O Instituto Nacional de Estatística considera falsa a afirmação de um dos deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, da oposição, segundo a qual “os dois técnicos que apoiaram a UCID nas últimas eleições em Cabo Verde estão na prateleira no INE”.
19 Janeiro 2019, 18h40

O conselho de administração do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde garantiu este sábado, em comunicado, que “não há interferência, direta ou indireta”, de qualquer governante no processo de produção e difusão de informação estatística.

O documento, divulgado em jeito de “direito de resposta”, vem a propósito de “algumas inverdades”, proferidas ontem, durante o debate parlamentar sobre a proposta de lei que estabelece os princípios e as normas do Sistema Estatístico Nacional, em relação ao Conselho e aos seus colaboradores.

O INE considera falsa a afirmação de um dos deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), segundo a qual “os 2 técnicos que apoiaram a UCID nas últimas eleições em Cabo Verde estão na prateleira no INE”. “Trata-se de uma afirmação falsa. Com a entrada do atual CA-INE, os dois profissionais passaram a assumir responsabilidades de gestão e coordenação de serviços e importantes projetos estatísticos que, no passado, não tinham assumido no INE”, refere o comunicado.

Um dos colaboradores, esclarece, coordena o Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (incluindo os módulos Anemia e VIH/Sida, orçado em 165 mil contos) e outro coordena a Divisão de Geo-informação (Estatística Espacial), além da integração em grupos internacionais dos ODS – Espacial e do Manual de Estatísticas da Corrupção, desenvolvido pela ONUDC.

A direção do INE adianta ainda que estes profissionais têm uma excelente relação profissional e pessoal com os atuais membros do CA e que estes aspetos podem ser confirmados junto dos mesmos.

Por isso, o conselho de administração do INE “repudia veementemente” as “inverdades ditas”, e diz que sempre esteve disponível para dar e esclarecer informações. A este propósito, lembra que, recentemente, foi elogiado por várias organizações, designadamente o SISCAP (Sindicato da Indústria, Serviços Comércio, Agricultura e Pesca), no seu site oficial, como uma das instituições de diálogo permanente com os colaboradores e parceiros sociais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.