[weglot_switcher]

Inflação no Reino Unido desceu para 3,2% em março

Em fevereiro a taxa de inflação britânica tinha sido de 3,4%, ficando agora ligeiramente acima das estimativas dos economistas, revelando sinais de que um primeiro corte nas taxas de juro por parte do Banco de Inglaterra poderá estar mais longe do que se pensava anteriormente.
  • 2017 – 17º lugar / 2016 – 17º lugar
17 Abril 2024, 10h06

A taxa de inflação no Reino Unido fixou-se nos 3,2% em março, o que significou uma descida de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior de acordo com os dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística britânico divulgados esta quarta-feira.

Os economistas ouvidos pela “Reuters” apontavam para uma taxa de inflação de 3,1%. Deste modo os especialistas acreditam que este é mais um sinal de que um primeiro corte nas taxas de juro por parte do Banco de Inglaterra poderá estar mais longe do que se pensava anteriormente.

A desaceleração na queda da taxa de inflação britânica segue-se a uma aceleração do crescimento dos preços nos Estados Unidos, que subiram pelo segundo mês consecutivo para 3,5% em março, de acordo com dados publicados na semana passada.

O governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, que em fevereiro havia indicado que a inflação britânica estava a ir na “direção certa” para um corte nas taxas de juro vem agora assumir que as diferentes dinâmicas de inflação nos Estados Unidos e na Europa podem levar a caminhos diferentes nas taxas de juros.

Uma afirmação que vai de encontro às previsões dos analistas que defendem que os novos dados devem servir de lembrança ao Reino Unido de que a luta contra a inflação ainda não está ganha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.