[weglot_switcher]

Inquérito da ACIF aponta para quedas superiores a 80% nas vendas das empresas da Madeira

Inquérito às empresas revela que apenas 9% das empresas não sofreram redução de atividade devido à pandemia. Presidente da ACIF diz que valor das linhas de crédito às empresas não será suficiente.
3 Abril 2020, 08h16

A Câmara do Comércio e Indústria da Madeira (ACIF) realizou um inquérito, entre 18 e 27 de março, para aferir os dados causados nas empresas devido à pandemia de coronavírus Covid-19. Foram recebidas 145 respostas. Os resultados confirmam que 91% das empresas inquiridas reportaram redução na atividade, sendo que 62% dessas empresas tiveram quebras na ordem dos 81% a 100%, e 12% apresentaram quebras na ordem dos 61% a 80%, levando a uma quebra total na faturação superior a 16 milhões de euros.

Das 145 respostas recebidas pela ACIF 20,7% correspondem a operações hoteleiras, 13,8% de animação turística, 8,3% de comércio lojista (8,3%), 6,9% de similares de hotelaria e 6,2% de agências de viagens.
O inquérito revela que 57% das empresas mantêm o mesmo número de colaboradores e 43% reduziram o número de trabalhadores ao serviço. Nas empresas que reduziram o número de trabalhadores, foram afetados 1.380 postos de trabalhos, sublinha o trabalho realizado pela ACIF.

“Atendendo a esta amostra, e com base no que as empresas nos têm transmitido ao longo destes dias, podemos referir que a maior preocupação, no imediato, é fazer face aos seus compromissos de curto prazo, onde se incluem os pagamentos aos trabalhadores, de modo a manter todos os postos de trabalho”, diz Jorge Veiga França, presidente da ACIF.

Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 3 de abril.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/credito-malparado/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”357″ slug=”credito-malparado” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/credito-malparado/thumbnail?version=1565361517688&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.