[weglot_switcher]

Internet vai ser mais rápida em 480 freguesias. Saiba se vai ser beneficiado

Anacom fixou um prazo de três meses para o caso de as operadoras terem de promover ajustes nos seus equipamentos de rede para o cumprimento das obrigações de cobertura em conformidade com as novas velocidades. Veja se a freguesia onde reside ou onde trabalha vai ser beneficiada por esta alteração.
3 Julho 2019, 18h32

A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) aumentou a velocidade de acesso à internet que a Meo, Nos e Vodafone terão de disponibilizar em 480 freguesias com obrigações de cobertura de banda larga móvel decorrentes do leilão multifaixa no qual foi licitado o espectro para o 4G, foi esta quarta-feira anunciado pelo regulador. Cada operador cobre 160 freguesias, sendo que para a Nos a velocidade sobe de 4 Mbps para 21 Mbps, no caso da Vodafone passa de 7,2 Mbps para 43,2 Mbps e no caso da Meo manteve-se o valor de 43,2 Mbps.

Veja aqui se a sua localidade está na lista de freguesias tendencialmente sem cobertura de banda larga móvel.

As novas velocidades, que são na prática uma revisão dos valores de referência definidos em 2016 – de acordo com a metodologia aprovada em 2014, esses valores devem ser revistos de dois em dois anos e refletir as velocidades disponibilizadas por cada operador nas respetivas ofertas – “reforçam a possibilidade de os utilizadores usufruírem de todas as potencialidades de acesso a dados via telemóvel, incluído streaming de vídeo”, lê-se no comunicado da Anacom.

Apesar das velocidades terem sido revistas em alta, entre as 480 freguesias as novas velocidades de internet “podem ser diferente consoante o operador”.

O objetivo da revisão da Anacom “é assegurar que os clientes que acedam à banda larga móvel nestas freguesias o possam fazer com base numa velocidade de transmissão que, por um lado, não esteja desfasada daquela que está associada às ofertas disponibilizadas a nível nacional e, por outro, não constitua um encargo excessivo e desproporcional para cada empresa”.

Dadas as alterações, é possível que Nos e Vodafone tenham de realizar ajustes na configuração dos equipamentos de rede. Nesse sentido, a Anacom fixou um prazo de três meses para as duas operadoras assegurarem o cumprimento das obrigações de cobertura em conformidade com as novas velocidades.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.