[weglot_switcher]

Investimento na área da segurança deve chegar aos 371 milhões de euros este ano

Segundo a estimativa da International Data Corporation (IDC), as categorias que vão representar o investimento mais elevado vão ser a Managed Services, cujos valores devem chegar aos 72,67 milhões de euros, seguindo-se a Analytics Software, com 62,5 milhões de euros, e Endpoint Software, com 50 milhões de euros.
16 Abril 2024, 16h24

O investimento na área da segurança deve atingir um total de 371 milhões de euros este ano em Portugal, segundo estima a empresa International Data Corporation (IDC).

A empresa sublinha que as categorias que vão representar o investimento mais elevado vão ser a Managed Services, cujos valores devem chegar aos 72,67 milhões de euros, seguindo-se a Analytics Software, com 62,5 milhões de euros, e Endpoint Software, com 50 milhões de euros.

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, afirma que “a segurança das infraestruturas continua a ser a principal área de investimento para as organizações europeias e portuguesas, uma vez que é crucial proteger os ativos de TI. A falta de proteção desses ativos pode resultar em violações graves, afetando a confiança de clientes, parceiros e stakeholders, e levar à perda de vantagem competitiva e de lucros para a empresa”.

A IDC revela que a confiança na Inteligência Artificial (IA) ainda é baixa, uma vez que existe uma falta de compreensão sobre como é que IA toma decisões e qual o impacto que estas decisões pode ter na atividade.

Graça Trinidad, diretora de pesquisa da Future of Trust, sublinha que “a pesquisa mostra que a confiança é um requisito para que os indivíduos e as organizações partilhem as suas experiências pessoais e dados organizacionais. Como tal, são necessários dados de alta qualidade para criar modelos de IA que contribuam com alta perceção de qualidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.