[weglot_switcher]

JCDecaux compra operações da Clear Channel em Itália e Espanha por 75 milhões de euros (com áudio)

O valor em causa corresponde a 6,7 vezes o EBITDA registado em 12 meses nas operações localizadas naqueles dois países. A transação da cadeia italiana já foi colocada em prática, ao passo que a espanhola fica a aguardar autorizações regulamentares.
1 Junho 2023, 19h09

A JCDecaux chegou a acordo com a Clear Channel Outdoor Holdings para a aquisição das operações desta última em Itália e Espanha. Está envolvido um valor total de 75,1 milhões de euros, que corresponde a 6,7 vezes o EBITDA acumulado entre abril de 2022 e março de 2023, para os dois países, antes de ter em consideração as sinergias.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa, que dispõe de painéis publicitários um pouco por todo o mundo, sublinha que as duas ações foram colocadas em prática de forma independente e respondem a diferentes oportunidades de mercado.

No caso da Clear Channel Espanha, a transação envolve 60 milhões de euros, ao passo que a Clear Channel Itália fica pelos 15,1 milhões de euros.

A transação da cadeia italiana ocorreu esta quinta-feira, em troca de 9,3 milhões de euros, depois serem efetuados ajustamentos para ser tida em conta a dívida líquida estimada e as necessidades de fundo de maneio. A espanhola só deverá ser concluída mais à frente, em 2024, depois de serem obtidas as autorizações regulamentares.

No mesmo documento, recorda-se que a Clear Channel dispõe, tanto em Espanha como em Itália, de uma rede nacional que cobre todo o território e opera em vários segmentos da comunicação exterior.

O co-diretor executivo da JCDecaux referiu, em declarações citadas no mesmo comunicado, que “Estas duas aquisições, realizadas de forma independente, estão em conformidade com a estratégia de crescimento externo seletivo da JCDecaux”.

Jean-Charles Decaux reiterou ainda a satisfação “por podermos continuar a nossa aliança em Itália com a família Du Chène de Vère, formada há 20 anos, e esta aquisição da CCI permitir-nos-á fazer crescer a IGPDecaux num mercado muito ativo”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.