[weglot_switcher]

Juncker diz que propostas de May são insuficientes

Jean-Claude Juncker classificou como insuficientes as propostas apresentadas por Theresa May no que respeita aos direitos dos cidadãos da UE residentes no Reino Unido.
  • Jean Claude Juncker
23 Junho 2017, 18h26

“É um primeiro passo, mas ainda não é suficiente”. Foi assim que Jean-Claude juncker, presidente da Comissão Europeia, classificou as medidas anunciadas por Theresa May para os cidadãos da União Europeia (UE) residentes no Reino Unido, avança a Lusa.

May apresentou na passada quinta-feira aquelas que serão as linhas gerais da sua proposta para defender os direitos dos cidadão da UE a residir no seu país, abordando assim aquela que é uma das prioridades da equipa que negoceia o Brexit, tal como a fronteira entre Irlanda do Norte e Irlanda e o acordo financeiro do “divórcio”. May assumiu o compromisso de não expulsar cidadãos da UE após o Brexit e de oferecer meios de estes regularizarem o seu estatuto.

A primeira-ministra britânica reafirmou hoje que a proposta de Londres é “equitativa e séria”, apesar de ter apenas feito uma declaração geral perante os restantes líderes europeus.

O chefe do Governo austríaco, por seu turno, considerou que a proposta de May não abrage totalmente os cidadãos do seu país e adiantou que quer que todos os cidadãos austríavcos sejam incluídos nas negociações.

Donald Trusk já reagiu a todas estas declarações, proferidas no âmbito do segundo dia do Conselho Europeu, relembrando que não é este o “fórum para as negociações do ‘Brexit'” e que as negociações têm de estar centradas nas equipas de negociadores, que se reuniram no passado dia 19 e voltam a sentar-se à mesa das negociações em julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.