[weglot_switcher]

Kobe Bryant: Eternidade chegou depressa de mais a quem nasceu para se tornar uma lenda

Chegou à NBA com 17 anos, passou 20 temporadas a somar títulos pelos Los Angeles Lakers e acabou a carreira quando o corpo deixou de garantir aquilo que exigia a si mesmo. O homem dos números perdeu a vida num acidente de helicóptero aos 41 anos e deixa um legado incomparável.
1 Fevereiro 2020, 18h00

Kobe Bryant, um dos atletas mais reconhecidos de todo o mundo, morto no domingo passado nos arredores de Los Angeles, na sequência de um acidente de helicóptero, fica na história do desporto mundial como uma verdadeira lenda, onde a palavra superação faz mais sentido do que nunca. Para perceber o percurso de Kobe Bryant temos de recuar até ao ano de 1984, para recordar uma das passagens mais importantes na vida do icónico ‘Black Mamba’. O seu pai, Joe “Jellybean” Bryant, também jogador de basquetebol, depois de passagens na NBA, onde representou três equipas – Philadelfia 76’ers, San Diego Clippers e Houston Rockets –, rumou a Itália levando a família consigo.

Tendo na altura apenas seis anos, Kobe viveu em várias cidades italianas, à medida que acompanhava o pai, algo que lhe marcaria a vida de forma bastante vincada. Foi lá que começou a desenvolver o seu gosto pelo basquetebol e, também foi em Itália que competiu pela primeira vez. David Giudici, amigo e antigo colega de Kobe Bryant em Itália, afirmou, numa entrevista à NBC, que “já em criança ele [Kobe] dizia que um dia ia ser jogador profissional de basquetebol na NBA. Na altura nós gozávamos com ele e achávamos que era apenas um sonho. Ainda assim, a qualidade que ele já demonstrava com aquela idade colocava-o num patamar muito acima do nosso”. Kobe nunca esqueceu as suas raízes, até porque falava fluentemente italiano, e fez sempre questão de lembrar quefoi lá que se formou como pessoa e onde fez as suas primeiras amizades.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.