[weglot_switcher]

“Líder forte sem eleições” seria escolha para quase metade dos portugueses

Estudo divulgado esta quinta-feira pelo “Público” questionou os portugueses sobre as formas de governação que gostariam de ver em prática no país.
18 Abril 2024, 08h10

A poucos dias de se celebrar 50 anos do 25 de Abril, o “Público” revela esta quinta-feira o resultado de um estudo relativamente às formas de governação em que se pode concluir que quase metade dos portugueses apoiaria um “líder forte sem eleições”.

De acordo com o estudo “50 anos de Democracia em Portugal: Aspirações e Práticas Democráticas – Continuidades de Mudanças Geracionais”, levada a cabo pelo ISCSP/CAPP), a grande maioria dos inquiridos (87%) continua a ser adepto da democracia e elege-a como uma forma governativa “preferível a qualquer outro regime político”.

Em alternativa, os portugueses inquiridos responderam ter preferência por um “Governo de especialistas” e definem essa alternativa como uma opção “muito boa” ou “boa” para o país, de acordo com 70% das respostas.

Surpreendente é a terceira opção que mereceu mais apoio por parte dos portugueses. Assim, 47% dos portugueses não se importaria de ter “um líder forte que não tenha de se preocupar nem com o Parlamento, nem com eleições”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.