[weglot_switcher]

Liga dos Campeões: FC Porto ainda não jogou e já ganhou mais 20 milhões do que na última época

A equipa portuguesa começa esta noite a sua prestação na prova milionária frente aos alemães do Schalke 04. No ano passado a chegada aos oitavos-de-final rendeu 23,7 milhões de euros. Este ano só pela entrada na fase de grupos os ‘dragões’ receberam 42,5 milhões.
  • Reuters / Matthew Childs
18 Setembro 2018, 07h45

Está aí mais uma edição da competição mais importante de clubes do mundo. Esta terça-feira, 18 de setembro, começa a Liga dos Campeões, com duas equipas portuguesas em prova, FC Porto e SL Benfica. Os ‘dragões’ entram já esta noite em campo na Alemanha, para defrontarem o Schalke 04. Um regresso a Gelsenkirchen, 14 anos depois da conquista do título europeu, diante do AS Monaco.

Um dos principais (se não mesmo o principal) motivos para jogar a Liga dos Campeões são os muito milhões que a prova oferece aos clubes. Esta temporada as verbas tornaram-se ainda mais apelativas, já que subiram de forma considerável em relação ao ano anterior.

A ordenação das equipas consoante o seu ranking veio atribuir mais dinheiro àquelas que se encontram melhores classificadas. No caso do FC Porto, que no último ano chegou até aos oitavos-de-final, onde foi eliminado pelo Liverpool, acabou por somar 23,7 milhões de euros, sendo 12,7 pela entrada na fase de grupos, mais cinco milhões pelos 10 pontos somados e seis milhões de bónus pela passagem aos oitavos-de-final.

Este ano a equipa orientada por Sérgio Conceição recebeu 42,5 milhões de euros só por entrar na fase de grupos da prova, dos quais 27,5 milhões de euros são por ocupar o oitavo lugar no ranking da UEFA e mais 15 milhões por ter conquistado o título de campeão nacional.

Nesta temporada cada vitória na fase de grupos vale 2,7 milhões de euros, face aos 1,5 milhões da época passada, o que na melhor das hipóteses dá 16,2 milhões de euros a uma equipa que vença os seis jogos. O valor do empate aumentou dos 500 mil, para os 900 mil euros, e os seis milhões de euros em caso de passagem aos oitavos-de-final, subiram este ano para os 9,5 milhões.

Se tudo correr pelo melhor aos azuis e brancos (seis vitórias na fase de grupos e o apuramento para os oitavos-de-final), o conjunto de Sérgio Conceição, irá ver entrar nos cofres do clube 68,2 milhões de euros, mais do triplo da verba conquistada na última temporada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.