[weglot_switcher]

‘Ligue 1’ estuda criar torneio nos EUA para acelerar crescimento internacional

Estados Unidos, bem como Índia e China, é um mercado prioritário para valorizar o futebol francês.
9 Janeiro 2019, 19h22

A Liga de Futebol Profissional (LFP), que organiza a primeira liga francesa (Ligue 1), está ponderar a criação de um torneio de pré-época nos Estados Unidos, para acelerar o desenvolvimento internacional e aumentar a viabilidade do futebol do campeonato francês. Este campeonato é o quinto mais valioso da Europa, com uma avaliação de 3,22 mil milhões de euros, segundo o portal Transfermarkt.

A hipótese de criar o torneio que poderá consistir numa espécie de ‘final four‘, estará a ser sondada juntamente com a Relevent Sports, empresa de eventos desportivos que já organiza a International Champions Cup, que reúne os clubes campeões europeus num em torneios de pré-temporada. A Relevant Sports também auxiliou a primeira liga espanhola na sua tentativa frustrada em organizar jogos da La Liga nos Estados Unidos.

Para o diretor executivo da LFP, Didier Quillot, os EUA, bem como Índia e China, é um mercado prioritário. De acordo com a Sports Business, uma consultora que fornece dados e análises desportivas, o objetivo dos franceses é lançar o referido torneio no verão deste ano.

Consistiria num torneio com quatro equipas da Ligue 1 a competir em duas meias-finais (‘final four’) e uma final. É provável que o Paris Saint-Germain, campeão em título, não participe por estar todo o mês de julho em digressão pela Ásia. Mas o Lyon, Mónaco, Marselha e Stade Rennais poderão vir a participar.

Tudo para acelerar o desenvolvimento e aumentar a visibilidade do futebol da Ligue 1, bem como valorizar a principal competição francesa. A Ligue 1 é o quinto campeonato mais valioso da Europa, com uma avaliação de 3,22 mil milhões de euros. Surge atrás do campeonato alemão (4,31 mil milhões de euros); italiano (4,78 mil milhões de euros); espanhol (5,49 mil milhões de euros); e Premier League (8,35 mil milhões de euros), segundo o portal Transfermarkt.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.