[weglot_switcher]

Lucro do Morgan Stanley supera as estimativas à boleia da banca de investimento

O Morgan Stanley conseguiu um lucro líquido de 3.412 milhões de dólares (3.209 milhões de euros) no primeiro trimestre, o que representa um aumento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2023.
  • Mark Kauzlarich/Bloomberg
16 Abril 2024, 16h40

O lucro do Morgan Stanley superou as estimativas à medida que os bancos de investimento recuperam e a gestão de patrimónios cresce.

A receita da banca de investimento aumentou 16% em relação ao ano anterior.

A subscrição de títulos de rendimento fixo teve um bom desempenho pelo segundo trimestre consecutivo, impulsionado pelo aumento da emissão de obrigações. As divisões de gestão de património e de investimentos do gigante de Wall Street também beneficiaram do aumento dos ativos dos clientes.

O Morgan Stanley conseguiu um lucro líquido de 3.412 milhões de dólares (3.209 milhões de euros) no primeiro trimestre, o que representa um aumento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2023.

O Morgan Stanley relatou um resultado por ação de 2,02 dólares, superando a estimativa média dos analistas de 1,66 dólares, de acordo com dados do LSEG, e superior aos 1,70 dólares alcançados um ano antes.

A receita total subiu para 15,14 mil milhões de dólares, em comparação com 14,5 mil milhões de dólares um ano antes. Isto é, mais 4% do que no primeiro trimestre do ano passado e 17% acima do que registou no final de 2023.

O crescimento das receitas da banca de investimento foi inferior ao dos concorrentes. Justificado com as receitas de assessoria para fusões e aquisições (M&A) que dependem de aprovação regulatória, disse a administradora financeira Sharon Yeshaya.

O aumento dos mercados de ações e as ofertas públicas iniciais (IPOs) de alto perfil podem estimular mais atividade, disse a CFO.

“Os IPOs que chegaram ao mercado tiveram um bom desempenho e isso é positivo, ajuda o negócio de assessoria”, disse a CFO. “Isso ajuda os investidores financeiros a chegarem ao mercado com ativos que desejam alienar”, disse Yeshaya, referindo-se aos investidores de private equity.

A atividade da banca de investimento recuperou de uma seca de dois anos na realização de negócios, à medida que as grandes empresas emitiram níveis quase recorde de dívida e os mercados de capitais próprios tornaram-se mais ativos.

“Assistimos a uma dinâmica crescente no sector da banca de investimento, tanto no que se refere às fusões e aquisições como à subscrição de contratos com clientes empresariais e investidores financeiros”, afirmou o CEO Ted Pick aos investidores na terça-feira.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.