[weglot_switcher]

Lucros da Martifer sobem para 19,7 milhões de euros em 2023

O volume de negócios gerado fora de Portugal – e as exportações – representou mais de 73% da faturação total de 2023 da empresa com sede em Oliveira de Frades. Carteira de encomendas vale mais de 750 milhões de euros em contratos no país e também Espanha, Reino Unido, Angola, França e Arábia Saudita.
13 Março 2024, 18h19

A Martifer, grupo com negócios ligados à construção metálica, à indústria naval e às energias renováveis, teve um resultado líquido de 19,7 milhões de euros no ano passado, o que corresponde a um aumento de mais de 40% em relação aos 13,3 milhões de euros em 2022.

A empresa portuguesa com sede em Oliveira de Frades publicou, esta quarta-feira o relatório e contas, onde se observa que o volume de negócios gerado fora de Portugal – e as exportações – representou mais de 73% da faturação total de 2023.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi positivo em 34,1 milhões de euros, assim como também os capitais próprios estão no verde (56,2 milhões de euros), de acordo com a informação transmitida esta tarde à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O sector de maior expressão é o da construção metálica e indústria naval, no qual as encomendas somam mais de 750 milhões de euros em contratos em Portugal, Espanha, no Reino Unido, em Angola, França e na Arábia Saudita. Só no ramo da indústria naval, a carteira de encomendas no final de 2023 valia 507 milhões de euros.

Na área da energia, a Martifer, liderada por Pedro Duarte, está envolvida no terminal do Porto de Leixões, nomeadamente no fornecimento e instalação de novo viaduto, para recolocação de equipamento elétrico e mecânico, por exemplo. Está também encarregue da manutenção da fábrica de biodiesel da Enerfuel ou da refinaria de Sines da Galp.

A dívida líquida diminuiu de 33 milhões de euros para 8 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.