[weglot_switcher]

Madeira: aquacultura gera atrito entre Câmaras da Ponta do Sol, Calheta e Governo

A decisão do Governo Regional em avançar com aquacultura na Ponta do Sol e alargar para a zona da Calheta tem a discórdia dos presidentes de Câmara.
24 Janeiro 2020, 13h24

A intenção do governo em avançar com a aquacultura na Ponta do Sol, e alargar a atividade à Calheta, está a gerar atrito entre as presidências das Câmara Municipais e o executivo madeirense.

O secretário regional do Mar e das Pescas, Teófilo Cunha, manifestou à RTP Madeira, na passada quinta-feira, que o aquacultura é mesmo para avançar na Ponta do Sol.

À RTP Madeira o governante disse que a aquacultura é segura e que a região “não pode perder a oportunidade de acompanhar uma tendência mundial, e que técnicos e cientistas afirmam que a região tem condições para este tipo de atividade.

“Se temos condições para a produção e para a venda vamos continuar a importar peixe da União Europeia”, questionou o governante à RTP Madeira.

Esta intenção contudo não agrada à atual presidente da Câmara Municipal do Funchal, Célia Pessegueiro, eleita pelo PS, que mais uma vez se mostra contra a atividade da aquacultura no município, como reporta tanto o Diário de Notícias da Madeira e o Jornal da Madeira.

Célia Pessegueiro já tinha sido contra a aquacultura na Ponta do Sol em agosto de 2018, quando o Governo Regional mostrou intenção em avançar com este tipo de investimento na localidade, era então Humberto Vasconcelos, na altura secretário regional da Agricultura, e que atualmente se encontra no executivo madeirense como secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Mas a intenção do executivo em estender para a zona da Calheta nos planos a aquacultura está também a gerar atrito por parte de Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta, eleito pelo PSD. Ao Diário de Notícias da Madeira, disse estar surpreendido com a intenção do Teófilo Cunha, e pede que o Governo “cumpra com aquilo que prometeu”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1573662702424&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.