[weglot_switcher]

Madeira: CDS-PP critica PS por exigir medidas no IVA que não iriam aplicar se fossem Governo

Os centristas referem que o PS pede seriedade mas que depois propõe reduzir o IVA, em 2021, mas dependendo da execução do saldo orçamental da região.
21 Janeiro 2020, 13h04

O CDS-PP criticou o PS por exigir ao Governo Regional a aplicação de medidas no IVA que os socialistas não estavam dispostos a aplicar caso estivessem no poder, durante o debate na especialidade do Orçamento Regional e o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.

“O PS fala em seriedade. Exigem ao Governo exigem o que não iriam implementar no IVA. Queriam reduzir o IVA em 2021 mas dependendo da execução do saldo orçamental da região”, disse António Lopes da Fonseca, deputado do CDS-PP.

António Lopes da Fonseca lembra o aumento que vai existir na utilização dos transportes públicos para os 7,2 milhões de euros para passe social, no Orçamento Regional.

Em resposta Rui Barreto, secretário regional da Economia, sublinhou a “redução significativa” do preço do passe que existiu no Governo Regional anterior, e que agora os preços vão manter-se inalterados.

“As indemnizações compensatórias têm sido aumentadas. Garante que crianças e pensionistas com necessidades tenham passes gratuitos”, acrescentou o governante.

Rui Barreto referiu ainda que as empresas de transportes recebem a 30 dias e não a 6 meses como acontece no Continente onde se “instalou o caos” nos transportes públicos.

“Queremos maior utilização de transportes públicos na Madeira. A República não é exemplo de coisa nenhuma nos transportes públicos”, disse o governante.

Rui Barreto disse ainda que é preciso impor uma “fiscalização acérrima”, de modo a que empresas como a Uber, “não possam competir de forma desleal” com táxis fazendo serviços que não são da sua competência.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1573662702424&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.