[weglot_switcher]

Madeira: Governo Regional anuncia captura de gamba da Madeira em 2021

De acordo com os estudos, é na costa sul da Madeira que se concentram os maiores stocks. Os especialistas acreditam que a exploração e comercialização de forma sustentável pode atingir entre dez a 15 toneladas por ano, num valor comercial próximo dos 100 mil euros.
28 Outubro 2020, 15h32

A Madeira poderá vir a comercializar a gamba da Madeira, a partir de 2021. Um estudo realizado no âmbito do projeto MARISCOMAC, desenvolvido por investigadores e especialistas da Madeira, Canárias e Cabo Verde, indica para a possibilidade de capturas anuais sustentáveis, na ordem das dez a 15 toneladas, anunciou esta quarta-feira o Secretário Regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha.

O projeto MARISCOMAC recebeu um cofinanciamento de 465 mil 603 euros da União Europeia para desenvolver condições técnicas e bases científicas para a exploração sustentável de mariscos e peixes (recursos pesqueiros) nas águas, quer costeiras quer profundas, da Madeira, Canárias e Cabo Verde e sua comercialização.

Teófilo Cunha aludiu à importância da ciência e da investigação como suporte para a tomada de decisões políticas. “Durante quase cinco anos os especialistas e cientistas estudaram os recursos marinhos destes três territórios, agora estamos em condições de saber quais as espécies com valor comercial e quantidades que permitam utilizar esses novos recursos de forma responsável e sustentável”, salientou.

Uma delas é a gamba da Madeira, que os entendidos consideram “um produto de excelência”.  De acordo com os estudos, é na costa sul da Madeira que se concentram os maiores stocks. Os especialistas acreditam que a exploração e comercialização de forma sustentável pode atingir entre dez a 15 toneladas por ano, num valor comercial próximo dos 100 mil euros.

“Estamos a falar de uma mais-valia para os pescadores, mas em complemento da atividade porque dez a 15 toneladas anuais não permite viver exclusivamente da gamba”, explicou o governante, realçando o facto de o produto enriquecer a gastronomia da Madeira e contribuir para melhorar o rendimento dos pescadores.

Nesse sentido, e tendo em conta que a exploração e comercialização da gamba da Madeira carece de legislação adequada, Teófilo Cunha anunciou estar já em preparação pelos serviços. O projeto MARISCOMAC termina em junho de 2021, e até lá o governante espera ter pronta a portaria que irá estabelecer as normas legais.

O estudo avaliou também os stocks de lapas e caramujo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.