[weglot_switcher]

Madeira representada no ‘Comité das Regiões’ em Bruxelas

Na comitiva está a secretária regional do Turismo e da Cultura. Nesta reunião a Madeira tem por objetivo reforçar a sua posição na estratégia para as regiões ultraperiféricas.
30 Janeiro 2018, 10h49

A Madeira vai estar presente no ‘Comité das Regiões’, em Bruxelas, que se realiza entre esta quarta e quinta-feira. A comitiva madeirense inclui Paula Cabaço, secretária regional do Turismo e Cultura, numa reunião que tem por objectivo reforçar a posição da Região na estratégia para as regiões ultraperiféricas.

“Os trabalhos deste Comité visam reforçar a implementação de uma estratégia mais centrada nas especificidades das regiões ultraperiféricas e, nessa lógica, melhor ajustada quer às necessidades de desenvolvimento futuro já identificadas, quer aos desafios que se avizinham, particularmente no período pós 2020», destaca Paula Cabaço.

A responsável pelo turismo menciona como fundamental que a União Europeia debata e promova “a concretização de medidas que beneficiem o crescimento sustentável das economias insulares e ultraperiféricas” salientando medidas como a “facilitação do acesso destas regiões ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos” e também na “promoção de uma maior integração das várias regiões na Rede Transeuropeia de Transportes”.

Paula Cabaço refere que a Madeira vai continuar a alertar junto das instâncias europeias para “os constrangimentos estruturais que advêm da sua condição insular e ultraperiférica” em áreas como: as acessibilidades, a economia azul, a agricultura e desenvolvimento rural, as pescas, e da cooperação territorial e das políticas de coesão europeias.

A governante destaca que esta reunião vai servir ainda para “estabelecer contactos com as diferentes RUP que integram o espaço europeu” reforçando a ideia de que estes territórios “devem assumir um posicionamento firme, articulado e ainda mais reforçado, na defesa dos seus interesses, para o futuro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.